Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 16h30 | 08 Fev 2022 | Redação Diálogo de entidades foca retomada do petróleo e gás

Crédito da foto: Divulgação Reunião na Acim, hoje, discutiu potenciais e gargalos da atividade

Entidades ligadas à cadeia do petróleo e gás, um dos mais representativos setores produtivos de Mossoró, se reuniram nesta terça-feira, 8, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), para discutir o novo cenário do setor, marcado pelo desinvestimento da Petrobras e atuação dos operadores independentes. O encontro faz parte de iniciativa da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que prevê o fortalecimento do segmento e da economia mossoroense.

O evento reuniu representantes de entidades como a Redepetro RN, que congrega empresas fornecedoras da cadeia produtiva, Associação Brasileira de Produtores Independentes (ABPIP) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que expuseram as potencialidades e gargalos da atividade. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Franklin Filgueira, as informações servirão de base para adoção de medidas conjuntas, entre o Executivo Municipal e empresas, em apoio ao segmento.

“De posse das informações, é possível entender melhor a operação e direcionar ações que viabilizem o fortalecimento do setor como um todo. Por isso estamos dialogando, para que possamos, em parceria, adotar medidas em apoio à atividade, como possíveis concessões de incentivos e apoio na desburocratização de processos, como a atualização da legislação ambiental, por exemplo, pleitos defendidos pelas entidades”, explica.

Importância

O presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, acredita que a participação do Poder Público, por meio de iniciativas dessa natureza, tende a potencializar as ações em prol da cadeia produtiva do petróleo e gás, especialmente na atração de novos negócios. 

“Tanto a gestão municipal quanto a gestão estadual têm um papel importantíssimo de criar ambiência para que o setor tenha mais preponderância. Então, a participação do Poder Público nesse processo garante uma potencialização das ações e pode assegurar ao setor de petróleo e gás uma retomada mais forte nesse novo cenário”, pontua.

Operadores

O secretário executivo da Abpip, Anabal Santos, mostra-se otimista com a abertura de parcerias por parte do Executivo mossoroense. Para ele, o alinhamento em torno dos procedimentos é importantíssimo para que os processos andem. “E pude observar a demonstração da Prefeitura em fazer parte desse projeto, que Mossoró já tem há algum tempo, de modo que temos muito boas expectativas em relação aos próximos passos e ao fortalecimento de toda a cadeia produtiva”, observa.

Tags:

petróleo
gás
entidade

voltar