Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 21 Fev 2022 | redação Sinal de alerta: Hemocentro ainda não conseguiu nível seguro de estoque

Crédito da foto: Ilustração Doe sangue para salvar vidas

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Com a proximidade do feriado de Carnaval, acende o sinal de alerta nos bancos de sangue em todo o Brasil, já que é tradicional as pessoas procurarem locais em que haja festejos ou para descansarem no período carnavalesco. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mossoró (Hemocentro/Mossoró) ainda não conseguiu atingir um nível seguro no estoque.

A assistente social Lenita Helena contou à reportagem do JORNAL DE FATO que o órgão iniciou desde o início de fevereiro a Campanha de Incentivo à Doação de Sangue e continuará nas próximas semanas. “O estoque no Hemocentro está na casa dos 50%”, revelou a assistente social que informou que o mossoroense tem aderido à campanha.

“Nesse período de pandemia tivemos uma queda significativa nas doações. Mas, nas duas últimas semanas estamos recuperando o estoque. O mossoroense tem sim aderindo a nossa Campanha”, explicou.

Lenita Helena destacou que os tipos de sangue negativos ainda estão em baixa. “Principalmente aos que se refere aos tipos de sangue negativos como O, A e B estão em baixa”, frisou. Necessitam de sangue pessoas que passam por cirurgias, fazem quimioterapia entre vários outros tratamentos. Como ele não pode ser produzido artificialmente necessita de voluntários para manter os estoques cheios.

A doação de sangue pode ser feita a cada dois meses, quando o doador é homem, e a cada três meses, quando a doação é feita por mulheres. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo. Para que os níveis de sangue fiquem dentro do indicado, é necessário que sejam feitas entre 50 e 60 doações de bolsas de sangue, diariamente.

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas. A bolsa pode ser fracionada nos seguintes componentes sanguíneos: concentrados de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Para ser um doador de sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); estar saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

O intervalo de doação para quem tomou a vacina da Covid-19 varia de acordo com o imunizante: CoronaVac – 48h, Oxford, Pfizer e Janssen - 7 dias após cada dose.

O Hemocentro Mossoró está localizado vizinho ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e funciona de segunda a sábado, sendo que de segunda a sexta das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 17h.

Inaugurado em maio de 2002, o Hemocentro de Mossoró está prestes a completar 20 anos de atuação na região Oeste. Atende em média 1.300 doadores, produz cerca de 2.200 hemocomponentes e 1.200 componentes/mês.

Atualmente, presta serviços de coletas de hemocomponentes (plaquetas e hemácias) atendimento ao doador, ambulatório de hematologia, distribuição de hemocomponentes e de medicações para usuários com coagulopatias. Estes componentes são utilizados em transfusões sanguíneas - cada bolsa proveniente de uma doação pode beneficiar até quatro pacientes.

 

Confira etapas da doação de sangue

Para as pessoas doarem sangue existem algumas etapas para que o processo seja realizado. Há critérios que permitem ou impedem uma doação. Eles são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam a proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Inicialmente, é realizado um preenchimento de cadastro. O interessado em realizar a doação de sangue deve levar documento oficial com foto. Após esse primeiro passo há uma triagem. Ela é uma entrevista que avalia as condições de saúde da pessoa que vai doar e os riscos para a pessoa que vai receber.

A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectadas por testes laboratoriais. Depois de constatar que o voluntário está apto a doar, é realizada uma coleta de sangue.

A terceira etapa é a coleta que dura em torno de 15 minutos. É feita com material esterilizado e descartável. Ela não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando. Após essas três etapas, a última é um lanche pós-doação. Essa alimentação é importante para que o doador continue hidratado.

O doador também deve ter alguns cuidados após a doação. Um desses cuidados é evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas. Outro diz respeito a manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas.

Recomenda-se ainda evitar bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho e não fumar por cerca de 2 horas.

 

Confira os requisitos para doar sangue:

- Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar documentos e formulário de autorização assinado por responsável legal.).

- Pesar no mínimo 50 kg.

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

- Estar bem alimentado.

- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Principais impedimentos temporários:

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

- Gravidez.

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

- Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação nos últimos 6 meses.

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

- Qualquer procedimento endoscópico nos últimos meses.

- Vacina

Tags:

Hemocentro
sangue
doação
Mossoró

voltar