Nesta quarta-feira de Cinzas, celebrada no dia 2 de março, a Igreja Católica deu início ao período da Quaresma, que representa os 40 dias de preparação para a Páscoa. Durante este período, os fiéis são convidados a iniciar um processo de jejum, seja de alimentos, bebidas e até de hábitos que não são considerados saudáveis, e de intensificar as orações em prol de um mundo melhor.
De acordo com a Diocese de Mossoró, o ciclo Quaresmal seguirá até o Domingo de Ramos, 10 de abril, período que é recomendado à reflexão, conversão, prática de penitência e jejum, em preparação para Páscoa, que será celebrada no dia 17 de abril. Para a Igreja Católica, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus.
O vigário da Catedral de Santa Luzia, padre Flávio Augusto, explicou que a Igreja Católica faz duas grandes celebrações durante o ano. A primeira dela é o Natal, que significa o nascimento de Jesus, e a segunda é a justamente a Páscoa, que significa a sua ressurreição. “Ambas as datas estão interligadas, de forma que uma dá total sentido à outra. A partir dessa quarta-feira de cinzas, nós vamos acompanhar os 40 dias em que fazemos um caminho, preparando-nos para a festa maior que é a páscoa”, informou.
Em seu pronunciamento nas redes sociais, o bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, falou sobre a importância deste período. “Iniciamos nessa quarta-feira de cinzas a preparação para a Páscoa com um dia de jejum e penitência. A Quaresma é um tempo forte, de revisão de vida e conversão para nos tornarmos pessoas melhores em todos os sentidos. Escolha algo que você possa fazer, uma renúncia cujo valor economizado possa se tornar dom na comunidade ou diretamente para pessoas mais necessitadas”, informou o bispo.
Padre Flávio Augusto informou ainda que as renúncias e os jejuns que são feitos pelos fiéis têm significados especiais neste período. “Quando você jejua ou renuncia a algo, está mostrando para você mesmo que tem o controle da sua vida. Neste período, podemos jejuar atitudes, e vícios cotidianos que estão nos deixando dependentes como, por exemplo, as redes sociais. Podemos determinar horários para acessar as redes sociais, e reduzir esse tempo de consumo do mundo virtual”, informou.
Em celebração ao início do ciclo Quaresmal, a Diocese de Mossoró realizou dezenas de missas, ao longo desta quarta-feira, 2, nas igrejas de diferentes paróquias da cidade. As missas foram transmitidas pelos canais oficiais das paróquias, como é o caso da Paróquia de Santa Luzia, que teve transmissão ao vivo por meio do canal do youtube e do Instagram.
De acordo com a Diocese, o rito da missa de imposição das Cinzas relembra os cristãos sobre a origem e fim da vida humana. Durante a Celebração Eucarística, após a homilia, é realizada a imposição das cinzas na fronte, em formato de cruz, com o pronunciamento das palavras bíblicas: “Lembra-te és pó, e ao pó tu voltarás” (cf. Gn 3,19), ou “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1,15). As cinzas usadas são feitas a partir dos ramos, do Domingo de Ramos do ano anterior.
Tags: