Sábado, 30 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 05 Mar 2022 | redação Comitê científico do estado pode aprovar flexibilização do uso de máscara

Crédito da foto: Assecom/RN Secretario de Saúde do RN, Cipriano Maia, admite flexibilização

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, disse em entrevista ao jornal Tribuna do Norte que um pacote de mudanças está sob análise para os próximos dias. A medida é por conta da situação da pandemia da Covid-19 no território que tem melhorado nos últimos dias.

Constam neste pacote de mudanças a desmobilização e realocação para receber pacientes com outras doenças de metade dos leitos voltados ao atendimento exclusivo ao novo coronavírus. Contudo, a decisão deverá aguardar um período de 15 dias a contar do fim do Carnaval.

“Como estamos fazendo desde o início (da pandemia), temos sempre acompanhado a situação da pandemia para fazer a adequação de leitos. A tendência de redução (nos casos) está mantida há mais de 15 dias, mas temos que esperar um pouco para avaliar o impacto das aglomerações do Carnaval, para não ficarmos em uma 'sanfona', indo e vindo nas decisões. Teremos um pouco mais de paciência", explicou Cipriano Maia.

"Alguns leitos serão desmobilizados e outros serão realocados para outras atividades assistenciais. A partir dessa semana, vamos analisar alguns serviços para justificar a permanência de leitos (covid) apenas onde há a necessidade. O número vai depender do serviço da região. No plano de contingência, vamos manter inclusive leitos de isolamento em cada uma das nossas UTIs, mesmo nas que deixarem de funcionar como UTI Covid", garantiu o secretário, afirmando ainda que parte dos leitos será mantida para UTIs Gerais, como ocorreu em hospitais de Macaíba, Mossoró e no João Machado, em Natal.

Outro ponto importante será discutido na reunião do Comitê Científico do Estado marcada para a próxima segunda-feira (7). À Tribuna do Norte, Cipriano Maia informou que o encontro abordará a possibilidade de mudança no decreto que estabelece normas sanitárias como, por exemplo, a flexibilização do uso da máscara.

“Vamos ter reunião com o comitê na segunda-feira. Vai ter a recomendação ao Governo e já estamos analisando as informações do decreto para que seja avaliado nos próximos 10 a 15 dias. Eu tenho a convicção de que não temos um cenário à vista de novas agudizações de médio e curto prazo. (Liberação do uso de máscaras) É um dos objetos que estarão em discussão, talvez de forma gradativa, com liberação para ambientes externos, dependendo do comportamento da pandemia. Mas vamos analisar", confirmou Cipriano Maia ao jornal natalense.

Em recente entrevista à TV Tropical, o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, afirmou que a flexibilização do uso de máscaras já poderia começar a ser discutida no território potiguar. Para ele, o atual cenário já permite que se iniciem as discussões sobre o fim do uso das máscaras. A flexibilização ocorreria primeiramente em locais abertos.

“Os dados epidemiológicos e assistenciais indicam que o RN tem a pandemia controlada, mas não é momento de 'liberou geral'. Acredito que o momento é de redução de casos e de manter essa redução por mais tempo. O que deve entrar nas pautas é o que já vem se discutindo e também a questão da flexibilização do uso de máscaras, pelo menos em ambientes abertos", destacou.

Ainda na mesma entrevista, Ricardo Valentim reforçou que o momento requer a manutenção do equipamento de proteção, principalmente em ambientes fechados.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

A última atualização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicada nesta sexta-feira (4) mostrou que o Rio Grande do Norte chegou a 8.062 mortes em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020.

De acordo com a pasta estadual, nas últimas 24 horas anteriores à compilação dos números o RN registrou somente um óbito provocado pelo novo coronavírus. A vítima residia no município de Natal.

Ainda segundo a Sesap, o estado acumula 1.564 mortes em investigação e outras 1.115 descartadas para a doença.

Também nas últimas 24 horas o Rio Grande do Norte notificou e confirmou 595 novos casos de Covid-19. No total, o território potiguar contabiliza 479.598 casos provocados pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Os casos suspeitos somam 918 e os descartados, 908.385.

O Rio Grande do Norte tem ainda 8.737 casos em acompanhamento e 462.799 casos recuperados.

Tags:

Mossoró
RN
pandemia
Covid-19

voltar