Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 08 Mar 2022 | redação No Dia de Mulher, atriz Tony Silva ´é homenageada com o Tributo Ana Floriano

Crédito da foto: Trama / Reprodução Atriz Tony Silva tem uma história de muita relevância artística

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

O Dia Internacional da Mulher representa a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Aas lutas ocorrem nos mais variados âmbitos, seja no mercado de trabalho, quando se busca uma maior valorização profissional, seja nas questões sociais, quando se espera mais respeito e atenção às causas femininas.

Diante da relevância desta data e de tudo que ela representa, instituições públicas e privadas prepararam uma programação especial para comemorar este dia. Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por exemplo, será realizada uma programação especial para celebrar o dia da mulher e, ainda, enaltecer a importância da luta pelas mulheres negras.

A instituição promoverá uma live, por meio da Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – CAAADIS, com o tema “A mulher negra e o mercado de trabalho: a realidade que temos e a realidade que queremos”. A discussão se dá devido à relevância do tema, bem como a importância para que as mulheres possam cada vez mais se engajar nos espaços e nas lutas coletivas voltadas para os direitos das mulheres.

A live será transmitida nesta terça-feira, 8, a partir das 18h. Para discutir a temática proposta foram convidadas as professoras Juliane Yade que é pedagoga, mestre e doutora em educação, e Tadja Andressa, também pedagoga, especialista e mestre em educação. A live será transmitida pelo canal do YouTube da universidade.

Além das programações acadêmicas, no Dia Internacional da Mulher também serão realizadas programações culturais, com entrada gratuita para o público. O Partage Shopping Mossoró informou que as ações em alusão a esta data serão marcadas por cores e música, com show das cantoras mossoroenses Caroline Melo e Gaby Viégas, das 19h às 21h na Praça de Alimentação.

Antes disso, as mulheres que forem até o shopping nesta terça-feira poderão ter acesso a uma consultoria sobre coloração pessoal, mais conhecida como colorimetria, um estudo que busca identificar o tom e o subtom da pele, através das características como cor do cabelo e dos olhos e também a temperatura da pele. Por meio dessa análise, é possível identificar quais cores são mais favoráveis e valorizam os aspectos naturais de cada mulher, na hora de escolher peças de roupas, acessórios e outros componentes do estilo de cada pessoa.

“Para isso, o shopping fez a parceria com a consultora de imagem Érica Nascimento que realizará no dia 8 de março a palestra com o tema ‘O poder das cores e como elas impactam no nosso dia a dia’, às 15h na praça da alimentação e em seguida, a consultora realizará os testes com as clientes, de forma gratuita, das 16h às 18h, ao lado da livraria L Cultural”, informou a assessoria do local.

Além da consultoria de coloração tem ainda as dicas das Influenciadoras digitais Kadidja e Sara Loiola que mostram em seus canais e nas redes sociais do Partage as dicas de presentes nas lojas para as melhores escolhas.

A Prefeitura de Mossoró informou que, como forma de homenagear as mulheres mossoroenses, concederá o Tributo Ana Floriano à atriz, professora e arte-educadora, Antônia Lúcia da Silva, cujo nome artístico é Tony Silva. O tributo foi criado para homenagear mulheres mossoroenses.

Tony Silva tem uma história de muita relevância artística, uma vez que já participou de 70 espetáculos, como o “Chuva de Bala no País de Mossoró”, “Auto da Liberdade” e “Oratório de Santa Luzia”, atuando também em recitais, documentários e filmes. A atriz é uma referência no meio artístico e cultural, sendo reconhecida sua relevância enquanto mulher na sociedade mossoroense.

A cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher vai acontecer nesta terça-feira, às 16h, no Palácio da Resistência. O decreto de concessão do “Tributo Ana Floriano” a Tony Silva foi publicado na última sexta-feira, 4, no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

 

8 de Março simboliza anos de luta

 

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. A data foi criada como uma consequência de décadas de engajamento político das mulheres e pelo reconhecimento de sua causa.

 

Os relatos históricos mostram que no dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo em que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse foi o primeiro grande movimento realizado pelas mulheres, que ficou conhecido como "Pão e Paz”.

Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março se tornou aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (também em alusão às lutas das mulheres russas). A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando a organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.

Mesmo com a instituição deste dia, a luta feminina ganhou mais força e, consequentemente, mais conquistas. No Brasil, o voto feminino foi conquistado em 1932, enquanto que em alguns países, até hoje, as mulheres não têm esse direito.

Outro marco dos direitos femininos conquistados no Brasil ocorreu em 2006, quando foi sancionada a Lei n.º 11.340, de 7 de agosto, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, que cria mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica. O nome é uma homenagem à farmacêutica que sofreu violência do marido durante anos. 

Apesar de hoje em dia a mulher ter alcançado muitos direitos, a luta ainda continua, visto que ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito.

Tags:

Mossoró
Dia da Mulher
8 de Março

voltar