Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 22 Mar 2022 | redação Mossoró e o estado atingem patamar mais baixo de internados desde o início da pandemia

Crédito da foto: Arquivo O menor havia sido registrado em maio de 2020, quando 34 pessoas ocupavam leitos desse tipo

Por Edinaldo Moreno / repórter do JORNAL DE FATO

O sistema Regula RN, portal que tem por objetivo ser a fonte oficial de dados relacionados à regulação de leitos Covid-19 no território potiguar, abrangendo todos os leitos SUS regulados e privados contratualizados para atender a demanda do novo Coronavírus, indicou que o Rio Grande do Norte atingiu o menor patamar de internados desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020.

A ferramenta apontou que o RN registrava na manhã desta segunda-feira (21) o total de 29 pessoas internadas com confirmação ou suspeita de terem contraído o SARS-CoV-2, vírus causador da doença. Deste total, 15 estavam internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em leitos clínicos. De acordo com o Regula RN, este é o patamar mais baixo de internados desde o início do período pandêmico.

O histórico do Regula RN aponta que o menor número de internados em UTIs da rede pública foi em maio de 2020, quando 34 pessoas ocupavam leitos desse tipo. A plataforma de regulação dos leitos foi criada pela Sesap em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Ainda de acordo com a ferramenta, o Rio Grande do Norte contabilizava até o encerramento desta edição 97 leitos críticos disponíveis. O número de leitos de enfermaria vagos chegava a 117.

O estado tinha até o início da noite de ontem (21) dois pacientes com perfil de leito crítico aguardando avaliação do prestador/hospital. Já em relação a pacientes com perfil de leito clínico, o número era de cinco naquele momento. O RN não tinha nenhum paciente com perfil de leito crítico ou clínico na fila de espera. Havia dois pacientes (um de leito crítico e outro de leito clínico) aguardando transporte.

A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o Rio Grande do Norte era de apenas 12,3%. A menor taxa era registrada no Oeste do Estado. A região polarizada por Mossoró estava com ocupação de 8,3%. O Seridó tinha 13,3% e a Metropolitana com 14,9%.

CINCO DIAS SEGUIDOS SEM MORTE POR COVID

Outro dado animador divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira foi que o Rio Grande do Norte chegou ao quinto dia seguido sem registro de morte em decorrência da Covid-19.

O último registro de óbitos motivados pela doença foi publicado no boletim epidemiológico da última quarta-feira (16). O documento trouxe o registro de três mortes num espaço de 24 horas (Natal, Parnamirim e Lajes). De acordo com a Sesap, o dado sobre os óbitos leva em conta a apuração da vigilância epidemiológica do estado dentro do período de 24h, entre os casos confirmados.

O Rio Grande do Norte contabiliza ainda o total de 1.572 óbitos em investigação e outros 1.127 já descartados para o novo coronavírus.

Ainda de acordo com o boletim publicado pela Sesap, o RN notificou e confirmou 85 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas anteriores ao levantamento dos dados. Ao todo, o Rio Grande do Norte tem 492.824 casos confirmados da doença desde o início pandêmico.

O número de casos suspeitos está em 514. Já os casos descartados somam 924.829. Os casos em acompanhamento são no momento 4.203 e são considerados já recuperados 480.507.

Tags:

Covid-19
Mossoró
RN
leitos
UTI

voltar