Sábado, 30 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 25 Mar 2022 | redação Instituto Amantino Câmara, que briga 59 idosos, pede doações à sociedade

Crédito da foto: Arquivo Amantino Câmara é uma instituição dedicada ao acolhimento de idosos.

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

O Instituto Amantino Câmara, instituição que, atualmente, abriga 59 idosos, solicitou nesta quinta-feira, 24, por meio das próprias redes sociais, a ajuda da sociedade mossoroense. Na postagem, o abrigo pede a doação de alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza, destacando os itens que são considerados urgentes.

Entre os itens elencados como essenciais, estão: bolacha cream cracker integral, café, bolacha Maria ou Maisena, leite zero lactose, mucilon de milho, creme dental, fralda XG e EG, sabonete, shampoo, água sanitária, amaciante e sabão em pó. Rita Lúcia, assistente social do Amantino Câmara, explica que os itens descritos como urgentes já estão em falta na instituição.

“Nós temos uma pessoa que é responsável por controlar o estoque. Ela nos avisa o que está próximo de acabar e nós solicitamos à sociedade. Esses itens urgentes são o que não têm mais ou que o estoque só dá para um dia. Os demais itens, que não foram considerados urgentes, ainda devem durar de 2 a 3 dias no estoque”, explicou a assistente social à reportagem do JORNAL DE FATO.

Os outros itens solicitados para a doação foram: alho, arroz integral/da terra, frutas e verduras, mucilon de arroz, mucilon de arroz e aveia, neston, colônia infantil, desodorante, hidratante, leite de rosas, papel higiênico e desinfetante. Os itens podem ser comprados pela população e levados até a instituição.

Rita Lúcia informou que a alimentação dos idosos é feita por uma nutricionista, que avalia a saúde deles (se têm hipertensão, diabetes ou outros problemas de saúde). “Como são idosos, muitos são hipertensos, diabéticos e possuem restrições alimentares. Por isso, nós temos uma nutricionista própria, que passa toda a alimentação dos 59 idosos que estão hoje no Amantino. Nós não utilizamos nenhum tipo de fritura ou algo que tenha gordura, para evitar riscos aos idosos”, explica.

A assistente social informa que a sociedade mossoroense é sempre muito empática com a causa do Amantino Câmara e está sempre realizando doações. “A sociedade está sempre nos ajudando, doando alimentos, valores em dinheiro e divulgando a causa. Ocorre que muitos dos itens que colocamos na lista de pedidos são mais caros e mais específicos, por isso não são comuns nas doações que recebemos com mais frequência. Eles também são itens próprios da dieta dos idosos, como mucilon e neston, por exemplo”, explica.

Atualmente, o Instituto Amantino Câmara, localizado ao lado da Paróquia de São José, está abrigando 59 idosos, sendo 34 mulheres e 25 homens. A capacidade máxima do local é de 70 idosos, mas, devido à pandemia, foi preciso montar um plano para reduzir o número de pessoas por quarto. As visitas aos idosos também estão suspensas e a instituição aguarda os relatórios dos dados epidemiológicos do município para definir sobre as regras em relação às visitas.

Rita Lúcia aproveitou o espaço para lembrar à população sobre a importância de doar, independente do valor. “Eu estou aqui diariamente e vejo que, independente do valor ou da quantidade doada, as pessoas sentem sempre muito orgulho de doar. Eu vejo no olhar das pessoas que elas se sentem bem ao doar, e espero que mais pessoas se sensibilizem com a nossa causa e possam, também, ajudar o nosso projeto. Para a gente, o pouco é muita coisa”, diz a assistente social Rita Lúcia.

O Amantino Câmara é uma instituição sem fins lucrativos, que existe há mais de 80 anos, em Mossoró. O trabalho realizado no local é bastante respeitado pela sociedade mossoroense, que realiza, com frequência, campanhas de doações em prol da instituição. São entidades, universidades, empresas, estudantes, entre outros, que estão sempre buscando arrecadar alimentos, itens de higiene e dinheiro para a instituição. O Amantino dispõe de uma chave Pix para doações em dinheiro: (instituto.amantino@hotmail.com).

Tags:

Amantino Câmara
abrigo
idosos
Mossoró

voltar