Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 08h15 | 16 Abr 2022 | redação Mossoró se aproxima de 19 mil crianças parcialmente vacinadas

Crédito da foto: Allan Phablo / PMM Davi Guilherme foi a primeira criança em Mossoró a tomar a vacina contra a Covid-19

Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta sexta-feira (15) completa três meses do início da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no Rio Grande do Norte. Monitoramento de Vacinação do RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a imunização da população no território potiguar, aponta que o estado se aproxima da marca de 200 mil crianças desta faixa etária parcialmente vacinadas.

De acordo com o sistema, o Rio Grande do Norte somava 198.893 crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose recebida até o fechamento desta edição. O número representava 59% do público-alvo estimado. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que estão aptas a serem vacinadas contra o novo coronavírus 335.093 crianças desta faixa etária.

Ainda segundo o RN Mais Vacina, 84.193 crianças estão totalmente vacinadas, ou seja, encerraram o esquema vacinal ao tomarem as duas doses contra o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. O número equivale a 25% do público estimado.

O monitoramento do órgão mostrava que 37.405 pessoas excederam o prazo para receber a segunda dose. O total de doses administradas pelas salas de vacina em todo o Rio Grande do Norte até o encerramento desta reportagem estava em 283.086.

No Rio Grande do Norte, esta vacinação foi aprovada pela Câmara Técnica e COSEMS, devendo ser oferecida a todas as crianças com idade entre 5 a 11 anos, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 15 de dezembro de 2021 a ampliação do uso da vacina Comirnaty para aplicação em crianças de 5 a 11 anos. Em 16 de dezembro, enviou ofício ao Ministério da Saúde recomendando ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a inclusão dessa vacina.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças têm menos sintomas de infecção por SARS-CoV-2 em comparação aos adultos, sendo menos propensos a desenvolver COVID-19 grave.

A formulação da vacina para crianças de 5 a 11 anos é aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina é na cor laranja. A medida é para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levam as crianças para serem vacinadas.

MOSSORÓ

Primeiro município do Rio Grande do Norte oficialmente a iniciar a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos, Mossoró chegou após 90 dias do começo da imunização desta faixa etária com 64% deste público parcialmente vacinado contra a doença.

De acordo com o monitoramento de vacinação do RN Mais Vacina, a segunda maior cidade do RN somava 18.540 crianças com a primeira dose. Tomaram a segunda dose da vacina 8.471 crianças. O número de doses aplicadas nesta faixa etária era de 27.011. O público-alvo estimado nesta faixa etária é de 28.809.

A primeira criança vacinada em Mossoró foi Davi Guilherme. O menino de 7 anos tomou a primeira dose do imunizante na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares, na manhã do sábado, 15 de janeiro.

“Eu tinha muita expectativa de que chegasse a vacina. Meu filho Davi não estava frequentando a escola. Só estava de forma remota. Ele tem comorbidades. Ele tomando a primeira dose é uma maneira de voltar às aulas mais seguro, e a vinda da vacina é uma forma de a gente se sentir mais seguro e, graças a Deus, a vacinação veio antes de iniciar as aulas”, contou emocionada Midya Paula, mãe de Davi Guilherme. A vacinação neste público iniciou por crianças com comorbidades e deficiência.

Tags:

Covid
vacinação
RN
Mossoró

voltar