Por Edinaldo Moreno / repórter do JORNAL DE FATO
O monitoramento do Regula RN, plataforma que acompanha em tempo real a situação dos leitos contratualizados para o tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte, mostrava que apenas um leito crítico estava ocupado em Mossoró até o início da noite desta terça-feira (19). Havia ainda três pacientes internados em leitos clínicos no município àquela altura.
Atualmente, a segunda maior cidade potiguar conta com 30 leitos instalados para pessoas que necessitem se tratar contra o SARS-CoV-2, vírus causador do novo coronavírus. Deste total, 15 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 de enfermaria.
O único leito crítico ocupado está no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC). Ainda de acordo com o Regula RN, há nove leitos deste perfil vagos. A unidade hospitalar tem no momento 10 leitos de UTI instalados. O HMAC chegou a ter 20 leitos críticos instalados nos momentos mais críticos da pandemia em Mossoró.
Os outros três hospitais localizados no município e com leitos monitorados pela ferramenta estão sem pacientes internados em leitos de UTI. São eles: Hospital Rafael Fernandes (HRF), Hospital Wilson Rosado (HWR) e Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
O Rafael conta no momento com apenas 2 leitos críticos instalados. A unidade contava com 10 leitos de UTI anteriormente. Já o Wilson Rosado está com seus três leitos deste perfil vagos monitorados pelo sistema. Já o HRTM aparece na plataforma sem nenhum leito de UTI instalado atualmente.
CLÍNICOS
Já dos 15 leitos de enfermaria instalados no momento na cidade para o tratamento da doença, somente três deles estavam ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação de terem contraído o vírus. Dos três leitos ocupados, dois estão na Maternidade Almeida Castro e um no Tarcísio Maia.
Os três leitos no Hospital Rafael Fernandes estão disponíveis no momento. O Hospital Maternidade Almeida Castro tem 8 leitos vagos dos 10 instalados. O outro leito vago está no Hospital Regional Tarcísio Maia.
REGULAÇÃO
A Central de Regulação do Oeste, que é responsável pela regulação dos leitos das regiões de saúde de Mossoró (2ª), de Pau dos Ferros (6ª) e de Açu (8ª), não registrava nenhum paciente com perfil de leito crítico ou clínico na lista de espera, além de nenhum paciente com estes perfis de leitos aguardando avaliação do prestado/hospital ou transporte.
Em toda a Região Oeste, polarizada pelo município de Mossoró, havia 14 leitos críticos vagos e 29 leitos clínicos disponíveis.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
Mossoró completou ontem (19) o 36º dia seguido sem o registro de óbito em decorrência da Covid-19. Conforme os boletins epidemiológicos publicados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde, a última morte notificada no município aconteceu no dia 13 de março passado.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça, Mossoró contabiliza 639 vítimas da doença desde o início da pandemia, em março de 2020. Há ainda, segundo o documento, 152 óbitos em investigação e outros 107 já descartados para o novo coronavírus.
O número de casos confirmados na cidade chega a 38.938. Já os suspeitos somam oito apenas. Os casos descartados são 78.140.
Tags: