Por Amina Costa / repórter do JORNAL DE FATO
O feriado de Tiradentes é celebrado nesta quinta-feira, 21 de abril, e deve mudar o funcionamento de alguns estabelecimentos da cidade de Mossoró. Enquanto órgãos públicos e bancos permanecerão fechados durante esta quinta-feira, algumas lojas do centro da cidade, além dos empreendimentos dos shoppings, estarão de portas abertas no feriado.
A Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, que representa os empresários, e o Sindicato do Comércio de Mossoró, que representa os trabalhadores que atuam no comércio de Mossoró, prevê que os comércios de rua da cidade podem abrir nos feriados, sejam eles nacionais ou locais, desde que registrem a solicitação junto ao Sindilojas Mossoró, bem como realize o pagamento das taxas previstas para a abertura do estabelecimento.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com o Sindilojas Mossoró para saber uma média de estabelecimentos que abrirão neste feriado. De acordo com as informações repassadas, parte do comércio de rua, incluindo as pequenas e grandes lojas, abre durante esta quinta-feira. “Até o momento, já recebemos termos informando a abertura tanto de lojas grandes, como Riachuelo, Magazine Luiza e Le Biscuit, quanto de pequenas lojas do varejo”, informou o Sindilojas.
Além das lojas do centro da cidade, muitos empreendimentos localizados nos bairros também abrem as portas nesta quinta-feira de feriado. Ainda de acordo com o Sindilojas Mossoró, a abertura do comércio é legal e segue o que foi estabelecido na Convenção Coletiva. O sindicato disse ainda que, quando lojas maiores anunciam a abertura no feriado, os demais empreendimentos tendem a aderir também a essa abertura.
Com o envio da documentação necessária para o Sindilojas Mossoró, o empresário pode manter o seu empreendimento aberto até as 18h (horário convencional). “As lojas podem abrir até as 18h, como em dias normais. Mas, como não é permitido que o funcionário ultrapasse a carga horária de 6 horas diárias, os lojistas tendem a abrir até as 14h, em média. Isso ocorre porque eles sempre reduzem a escala de funcionários trabalhando, e respeitam o horário de trabalho limite dos comerciários”, explicou o sindicato.
O acordo de Convenção Coletiva prevê que o comércio de Mossoró funcione, mesmo nos feriados, desde que informe ao Sindilojas e pague as taxas necessárias para essa abertura. Ainda de acordo com o acordo, os comerciários só não podem trabalhar, de jeito nenhum, nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro, 1º de maio e na segunda-feira de carnaval.
As lojas do Partage Shopping Mossoró e do Oitava Rosado Mall seguem determinações diferentes do que é estabelecido para o comércio de rua. No Partage, as lojas abrirão em horário reduzido, das 14h às 20h, enquanto que a praça de alimentação e as lojas destinadas para o lazer funcionam, neste feriado, das 11h às 22h.
O cinema do shopping funciona conforme a programação dos filmes em cartaz. Já no Oitava Rosado Mall, as lojas definem se abrem ou não no feriado. O estabelecido comercial informou que permanecerá aberto durante todo o dia, para que as lojas que decidiram abrir, funcionem normalmente.
Além dos comércios de rua e dos shoppings, o feriado de Tiradentes também muda o horário de funcionamento dos supermercados da cidade. As grandes redes de supermercados que atuam em Mossoró informaram, por meio de suas redes sociais, que os locais funcionarão em horário reduzido, das 7h às 13h. O horário normal de funcionamento será retomado na sexta-feira, 22 de abril.
Os bancos, tanto públicos quanto privados, estarão fechados durante todo o dia, retomando o atendimento nessa sexta-feira, 22. Órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado também não funcionam neste feriado e só terão o atendimento ao público retomado na segunda-feira, 25. Nesta quarta-feira, 20, o Governo do Estado decretou ponto facultativo na sexta-feira, nestes órgãos.
Tags: