Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO
Monitoramento do RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, mostra que Mossoró tem quase 4.500 crianças de 5 a 11 anos de idade com a segunda dose da vacinação contra a doença em atraso. Os dados se referem até esta sexta-feira (22).
O levantamento da plataforma aponta que a segunda maior cidade potiguar estava com 4.436 pessoas nesta faixa etária com o esquema vacinal incompleto, quando tomaram a primeira dose e excederam o prazo de retorno para receber a segunda e encerrar o ciclo vacinal contra o SARS-CoV-2, vírus causador do novo coronavírus.
Ainda de acordo com o RN Mais Vacina, Mossoró registrava 64% deste público-alvo parcialmente vacinado. O percentual representava 18.617 crianças desta faixa etária com a primeira dose. Já os totalmente vacinados eram 30% das estimadas 28.809 aptas a receberam a dose da vacina contra a doença. Receberam as duas doses 8.731 crianças.
Mossoró foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a iniciar oficialmente a vacinação das crianças contra a Covid-19. A primeira criança vacinada na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte foi Davi Guilherme. O menino de 7 anos tomou a primeira dose do imunizante na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares na manhã do sábado, 15 de janeiro.
FIM DE SEMANA
Neste fim de semana, a vacinação em Mossoró sofre uma pequena pausa, retornando na segunda-feira (25), a partir das 8h nas Unidades Básicas de Saúde do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural, e nos pontos extras.
RIO GRANDE DO NORTE
Também chama a atenção o grande número de crianças de 5 a 11 anos de idade com a segunda dose da vacina contra a doença em todo o Rio Grande do Norte.
O último levantamento apontava que eram 42.943 crianças nesta faixa etária que ainda não retornaram a uma sala de vacinação para receber a 2ª dose e encerrar o esquema vacinal. Natal, a capital do RN, registrava 8.936 crianças com a D2 em atraso.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta e orienta a população a buscar as salas de vacinação para regularizar o esquema vacinal. O Rio Grande do Norte tem um total de 230.962 pessoas com a segunda dose (D2) da vacina contra a covid 19 em atraso.
No Estado do Rio Grande do Norte esta vacinação foi aprovada pela Câmara Técnica e COSEMS, devendo ser oferecida a todas as crianças com idade entre 5 a 11 anos, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 15 de dezembro de 2021 a ampliação do uso da vacina Comirnaty para aplicação em crianças de 5 a 11 anos. Em 16 de dezembro, enviou ofício ao Ministério da Saúde recomendando ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a inclusão dessa vacina.
Tags: