Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 28 Abr 2022 | redação Obras da Estação das Artes serão concluídas de forma parcial até o Cidade Junina

Crédito da foto: Carlos Costa Obras na Estação das Artes Elizeu Ventania custarão R4 3,1 milhões

Amina Costa

Foi iniciada na semana passada a reforma da Estação das Artes Elizeu Ventania, um dos principais pontos históricos e turísticos de Mossoró, que é palco de grandes shows e apresentações, durante o Mossoró Cidade Junina (MCJ), Auto da Liberdade, e eventos públicos e privados que ocorrem na cidade. A reforma do local ocorre às vésperas da realização do MCJ, que deve reunir milhares de pessoas durante as apresentações.

A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que informou que, até a realização do MCJ, as obras no piso, nas muretas e a pintura do local serão concluídas até o mês de junho, quando ocorre o evento. A obra de revitalização da Estação das Artes está orçada em mais de R$ 3,1 milhões, e inclui vários pontos do local.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rodrigo Lima, as obras de um dos principais equipamentos culturais e econômicos de Mossoró contemplam, em sua totalidade, a manutenção do prédio, das redes hidráulica e elétrica, do sistema de ar-condicionado, revisão do telhado, pintura e acessibilidade, além da drenagem e da instalação do piso intertravado.

A Secretaria esclarece que, mesmo com a conclusão parcial das obras na Estação das Artes, os shows ocorrerão normalmente, sem que haja perigo ou prejuízos para as pessoas que prestigiarão o evento. A assessoria de imprensa informou ainda que toda a arquitetura do local será preservada, uma vez que se trata de um prédio histórico, que simboliza a cultura de Mossoró.

“Até o início do evento, 4 de junho, a Estação contará com um novo piso, do tipo intertravado, bem como uma nova pintura no prédio principal. O muro que cerca a estrutura também será reformado e serão executados ainda, neste primeiro momento, serviços de drenagem no local. O trabalho começou em ritmo acelerado para em junho realizarmos uma grande festa com o Mossoró Cidade Junina”, informou.

O piso intertravado é um pavimento feito de blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. O piso é permeável, oferece excelentes ganhos ambientais e pode ser utilizado em vários lugares.

Esse piso é utilizado atualmente na Praça de Eventos. “Com o piso intertravado, por exemplo, iremos acabar com a lama e poeira naquele espaço, trazendo mais conforto e bem-estar a todos que irão prestigiar o Mossoró Cidade Junina 2022”, finalizou Rodrigo Lima.

Nesta semana, a prefeitura de Mossoró informou que a equipe de engenheiros que atua na obra também verificou a necessidade de manutenção na marquise do Museu do Petróleo, que fica localizado dentro da Estação das Artes. Parte da estrutura foi removida e será revitalizada, conforme o andamento das obras.

MCJ movimenta cultura e economia de Mossoró

O Mossoró Cidade Junina, que este ano será realizado em formato presencial, entre 4 e 25 de junho, promete atrair uma multidão à Estação das Artes e a todos os polos do evento. Com o tema “Tradição e Liberdade”, o evento promete movimentar economicamente e culturalmente a cidade de Mossoró.

Nessa quarta-feira, 27, a Azul Linhas Aéreas, que opera no aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, anunciou que abrirá novos voos para a cidade, após registrar aumento na demanda para o período junino. Atualmente a companhia oferta voos diariamente para Recife, capital pernambucana, além de viagens alternadas para Natal/RN.

Com o aumento da procura, a companhia aérea informou que adicionará viagens aos sábados, na rota que liga Mossoró a Natal. Com a novidade na ampliação dos voos, Mossoró passa a contar a partir do dia 7 de maio com rotas para Natal às segundas, quartas, sextas e aos sábados.

Daniel Salgado, coordenador das bases em Mossoró e Aracati/CE, conta que a expectativa é de esgotar o número de passagens em voos diários para o período junino. O gestor do aeroporto destaca a importância da realização de eventos como o Mossoró Cidade Junina para o segmento do turismo local.

“Estamos com uma expectativa bem alta para o evento. Registramos uma alta em nossas demandas de venda de passagens e estamos nos preparando para receber todos os clientes. Com certeza, nossos voos vão lotar, estamos bem animados. Com mais clientes aqui na cidade, a economia ganha muito com isso, pois fomenta o turismo e temos mais oportunidades de negócios relacionados a isso”, enfatizou.

 

Tags:

Estação das Artes
Mossoró
Elizeu Ventania
Mossoró Cidade Junina

voltar