Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou boletim epidemiológico com os dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte e confirmou que o estado chegou ao 14º dia seguido sem o registro de morte em decorrência da Covid-19. O boletim foi publicado na tarde desta quinta-feira (28).
Conforme os boletins epidemiológicos publicados diariamente pela pasta estadual, a última vez que o Rio Grande do Norte registrou óbito provocado pelo SARS-CoV-2, vírus causador da doença, num período de 24 horas, foi em 14 de abril. A vítima residia em Macaíba, na Grande Natal.
No início deste mês de abril o Rio Grande do Norte também teve um bom período sem registro de mortes pelo novo coronavírus. Entre os dias 2 e 11, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não houve óbito pela doença. Em março, o estado ficou oito dias seguidos sem mortes por Covid-19. O período foi de 17 a 24 do mês passado.
Nestes 28 dias de abril, em somente três deles que houve registro de morte em 24 horas. Além do já citado dia 14, houve também notificação de óbito pela doença em 1º de abril (Parelhas) e dia 12 (Natal).
A última atualização da Sesap mostra que o Rio Grande do Norte contabiliza 8.172 mortes pela doença desde o início da pandemia. Ainda segundo a Sesap, o estado acumula 1.474 óbitos em investigação e outros 1.238 já descartados para a Covid-19.
CASOS
Ainda de acordo com a Sesap, nas últimas 24 horas anteriores à atualização dos números, o RN notificou e confirmou 73 novos casos da doença. O total de casos confirmados desde o início da pandemia é de 503.252.
O número de casos suspeitos de Covid-19 no momento no RN é de 440. Já os casos descartados somam 946.215. O RN está com 493.801 casos considerados recuperados e em acompanhamento, 1.279 casos.
PANORAMA ASSISTENCIAL
De acordo com o Regula RN, plataforma que acompanha em tempo real a situação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de clínicos em todo o território potiguar, mostrava que o Rio Grande do Norte estava com 40 leitos críticos e 59 de enfermaria disponíveis até o fechamento desta edição.
Segundo a ferramenta, 30 destes leitos de UTI estavam na Central Metropolitana de Regulação (CMR) e outros 10 na Central de Regulação do Oeste (CRO). Já em relação aos leitos clínicos, 31 dos leitos disponíveis estavam na Central Metropolitana e 28 na Central do Oeste.
Havia cinco pacientes com perfil de leito crítico na lista de espera, informava o Regula RN. Um paciente aguardava com o mesmo perfil de leito aguardava avaliação do prestador/hospital e um aguardava transporte.
Já quatro pacientes com perfil de leito clínico estavam na lista de espera. Dois aguardavam avaliação do prestador/hospital e nenhum esperava transporte para ser transferido para outra unidade. Todos esses pacientes, tanto com perfil de leito crítico como clínico, estavam na Central Metropolitana.
A Central Metropolitana de Regulação é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 1ª São José de Mipibu, 3ª João Câmara, 4ª Caicó, 5ª Santa Cruz e 7ª Metropolitana. A Central de Regulação do Oeste é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 2ª Mossoró, 6ª Pau dos Ferros e 8ª Açu.
Tags: