Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 07h15 | 30 Abr 2022 | Redação Dia D de vacinação contra sarampo e influenza acontece neste sábado em 14 pontos em Mossoró

Crédito da foto: Wilson Moreno/PMM 13 Unidades Básicas de Saúde e o Partage Shopping abrem hoje para a vacinação contra a Influenza e o

Edinaldo Moreno/Da Redação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo terá hoje (30) seu Dia D. Em Mossoró estarão abertos 14 pontos de vacinação para a imunização dos grupos prioritários. A campanha teve início no último dia 4 deste mês.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na zona urbana do município arem das 08h às 17h exclusivamente para a vacinação, sem intervalo para o almoço. O Outro ponto de vacinação é o Partage Shopping. A vacinação neste local ocorrerá das 10h às 20h.

Abrem hoje as UBSs Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel), Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré), Epitácio da Costa Carvalho (Pintos), Raimundo Renê de Castro (Boa Vista), Marcos Raimundo (Belo Horizonte), José Leão (Alto da Conceição), Sueldo Câmara (Aeroporto), Cid Salem (Abolição IV), Conchita Ciarlini (Abolição II), Maria Neide (Nova Vida), Ildone Cavalcante (Barrocas), Chico Costa (Santo Antônio) e Centro Clínico Evangélico (Centro).

A campanha segue até 03 de junho vacinando além das crianças de 6 meses a menores de cinco anos, idosos e profissionais de saúde, também: gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

ABAIXO DO ESPERADO

O último levantamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostrou que os números estavam abaixo do esperado em todo o Rio Grande do Norte nas duas campanhas que são realizadas simultaneamente. Pouco mais de 127 mil pessoas tinham se vacinado contra a Influenza e 17 mil contra o sarampo.

O Rio Grande do Norte espera vacinar 1.275.043 pessoas pertencentes aos grupos prioritários para influenza. Para o sarampo a população-alvo desta campanha são as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde. São 207.896 crianças a serem vacinadas no RN contra o sarampo. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários para a influenza e 95% para o sarampo.

Dados mais recentes da Coordenadoria de Imunizações da Secretaria de Saúde de Mossoró apontam que o número de vacinados contra a Influenza no município está em 12.696 e o de sarampo é de apenas 1.521.

“É importante que pais e responsáveis pelas crianças compareçam neste sábado a um dos pontos de vacinação e imunizem os filhos contra a Influenza e sarampo e também é de suma importância que cadastrem os filhos no RN Mais Vacina. As crianças podem tomar as duas vacinas no mesmo dia, não tem intervalo entre elas. Esperamos que os pais se sensibilizem com a importância de vacinar. A gente ver os agravos voltando, retornando”, destacou Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações.

Ele lembra ainda que neste sábado será aberta a vacinação contra a Influenza para os demais grupos prioritários. A primeira etapa iniciou com a vacinação dos idosos acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde e no decorrer da campanha etapa foram incluídas as crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos.

COVID-19

A vacinação contra a Covid-19 também será realizada neste sábado nos 14 locais de vacinação disponibilizados pela secretaria. Podem tomar a dose do imunizante contra a doença pessoas a partir de 5 anos de idade.

Etevaldo Lima explica que a Capital do Oeste tem grande número de pessoas atrasadas com a segunda e terceira doses, além de cidadãos que não tomaram sequer a primeira dose do imunizante.

“Nós temos mais de 59 mil pessoas com a terceira dose em atraso, mais de 20 mil com a segunda dose em atraso e mais de 27 mil sequer tomaram a primeira dose. Nossa grande preocupação é com as crianças na faixa etária de 5 a 11 anos na qual elas dependem dos pais ou responsáveis para estar atualizando sua a situação vacinal. A gente tem mais de 5.500 que estão com a segunda dose em atraso e o público que sequer tomou a primeira dose nessa faixa etária são mais de 10 mil”, disse.

Tags:

Dia D
vacinação
sarampo
influenza
Mossoró

voltar