Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Postado às 10h45 | 01 Mai 2022 | redação Semana de Conscientização sobre Compostagem tem atividades em Mossoró

Crédito da foto: Reprodução Lixo orgânico vira adubo e tem papel importante para minimizar os efeitos do aquecimento da Terra

A compostagem, processo que transforma restos de alimentos em adubo para as plantas, contribui para minimizar os efeitos do aquecimento do planeta Terra. Visando disseminar a prática, será aberta neste domingo, 1o, a Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem. As atividades em todo o planeta se estenderão até o dia 7.

No Rio Grande do Norte, a Companhia de Água e Esgotos (CAERN) realizará uma série de atividades. Em Mossoró, a ação se desenvolverá com serviços de atendimento à população oferecidos pelo “Caern Móvel” e fazendo a coleta de óleo residual.

Os serviços estarão disponíveis nesta segunda-feira, 2, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no Centro Estadual de Educação Profissional professor Francisco de Assis Pedrosa (CEEP), no Alto de São Manoel, zona leste da cidade.

O empregado da Caern e embaixador do Instituto Lixo Zero, Hilquias Sabino, explica que a Companhia está engajada em participar deste evento que tem o objetivo de aumentar a consciência ambiental das pessoas. A Caern estará oferecendo todos os serviços do escritório de atendimento na unidade móvel. É possível pedir ligação nova, religação, parcelamento de débitos, segunda via de conta e outros serviços. Basta levar documento de identificação e a conta de água.

 

Óleo

A Caern também estará fazendo a coleta de óleo armazenado pela comunidade e destinará o mesmo para o Albergue de Mossoró, que possui um serviço de recebimento do produto, revertido em renda para a instituição. O óleo, quando descartado de forma errada, é vilão do meio ambiente. Por isso, a Caern mantém uma programação de coleta de óleo residual em drives thrus realizados em parceria com a Prefeitura.

Quando o óleo é descartado na pia da cozinha ou tanque ele vai provocar uma série de prejuízos. Entre eles, obstrução da passagem de esgoto que pode resultar em transbordamento de efluentes das ruas. Além disso, o óleo pode contaminar água limpa.

 

Lixo Zero

A Semana Internacional de Compostagem é ação empreendida pelo Instituto Lixo Zero, sendo considerada a maior iniciativa de educação ambiental para compostagem no mundo. A ideia é aumentar a consciência da população sobre os benefícios da compostagem e da reciclagem de orgânicos. Reduzir, reutilizar, reciclar, dar a destinação correta ao lixo orgânico é fundamental para o meio ambiente. Toda a comunidade escolar do CEEP está engajada no trabalho e mobilizou a comunidade local também para participação.

 

Coletivo aposta em receita para a regeneração do solo

 

O Coletivo RN Lixo Zero vai realizar pela primeira vez a Semana da Compostagem. O evento faz parte do calendário da Semana Internacional da Conscientização sobre Compostagem (ICAW), que vem sendo realizada desde 1995 e representa a maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre compostagem no mundo.

No Brasil, o evento é idealizado ou mobilizado pelos embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e pelo grupo Composteiros do Brasil, e tem como objetivo incentivar as práticas e enaltecer os benefícios da compostagem para as pessoas, comunidades, empresas, instituições, governos, cidades e sociedade em geral.

Este ano o tema da Semana da Compostagem é o compostar como receita para a regeneração do solo. Importante destacar o processo circular que transforma a gestão de resíduos e proporciona solos saudáveis, uma vez que os restos de alimentos, podas, etc. voltam para serem compostados e o processo é reiniciado. O composto adiciona carbono de volta ao solo, promove o controle da erosão e fecha o ciclo, evitando a perda de valiosos recursos orgânicos.

É possível realizar diversas formas de compostagem: individual em apartamentos e quintais, passando pela compostagem comunitária, coleta porta a porta em baldinhos, instalações de compostagem em grande escala e também em propriedades rurais. Este recurso fornece uma opção ecologicamente responsável para o gerenciamento e tratamento dos nossos resíduos orgânicos.

Antes de compostar, é preciso separar os resíduos. O primeiro passo é não misturar os resíduos para viabilizar tanto a reciclagem como a compostagem. A premissa básica da metodologia Lixo Zero é a separação dos resíduos em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos

Tags:

Mossoró
compostagem
alimentos
adubos
terra
planeta

voltar