Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 07h30 | 02 Mai 2022 | Redação Quase 4 mil doses são aplicadas durante Dia D de vacinação

Crédito da foto: Walmir Alves/PMM O Dia D foi realizado no último sábado (30) em 14 pontos de vacinação

Levantamento da Coordenadoria de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utilizando dados do RN Mais Vacina, apontou que no Dia D de Mobilização Nacional das campanhas contra a Influenza e Sarampo foram aplicadas quase 4 mil doses, incluindo doses do imunizante na campanha de vacinação contra a Covid-19.

O Dia D foi realizado no último sábado (30) em 14 pontos de vacinação, sendo 13 deles em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Partage Shopping Mossoró. Foram aplicadas 2.055 doses na campanha contra a Influenza, 574 contra o Sarampo, além de 1.177 doses do imunizante contra o novo coronavírus, totalizando 3.806.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são: pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da Saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 menores. Na vacinação contra a Covid-19 são pessoas acima de 5 anos. São aplicadas primeira, segunda, terceira e quarta doses na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações da Secretaria de Saúde de Mossoró, frisa que a campanha nacional seguirá até o próximo dia 3 de junho e que quem não compareceu no Dia D de vacinação dos grupos prioritários poderá de deslocar para alguma unidade de saúde para se imunizar ou vacinar crianças contra as doenças.

“A população pode sim estar buscando as unidades de saúde para se vacinar até o início de junho. A importância de ter um Dia D de vacinação é porque há uma mobilização da equipe exclusivamente só para a vacinação. Quem pôde comparecer hoje é importante, mas aquele que não teve condições de vir durante a semana até o dia 3 de junho segue a campanha nacional de vacinação”, concluiu.

Tags:

Dia D
vacinação
sarampo
Influenza

voltar