Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 03 Mai 2022 | redação Sem apoio da Prefeitura, Feira do Livro de Mossoró será aberta nesta terça

Crédito da foto: Cedida Poeta e cordelista Antônio Francisco é uma das atrações da Feira do Livro de Mossoró 2022

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Com o intuito de incentivar a leitura e promover a literatura mossoroense e norte-rio-grandense, a 16ª edição da Feira do Livro de Mossoró traz uma programação especial para a edição, que terá início nesta terça-feira, 3, e segue até sexta-feira, 6. Na edição deste ano, o evento volta a acontecer na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Rilder Medeiros, idealizador do projeto, para saber quais as expectativas para o evento, especialmente por ele ser realizado em um local diferente das últimas edições. Em anos anteriores, a Feira do Livro chegou a ser realizada na Estação das Artes, na Expocenter, no Partage Shopping e, agora, nos corredores da Universidade.

Rilder Medeiros informa que toda feira gera uma grande ansiedade pela resposta do público, em saber como ele reagirá ao evento. “A gente sempre fica com o coração apertado quando começa a feira em um novo lugar, mas em todos os anos, as expectativas são sempre superadas, com a participação do público. E é justamente isso que a gente está torcendo que aconteça”, informa o idealizador do evento.

Rilder Medeiros informa que nesta terça-feira, 2, antes mesmo do início da feira, várias livrarias já estavam montando os seus estandes, que ficarão instalados nas salas de aula da Uern, no bloco de Economia. Nos espaços, serão comercializados livros de expositores de Mossoró, do RN e de estados vizinhos.

“As salas de aula da Facem foram transformadas em livrarias e nessa terça-feira já tinha público no local, comprando os livros. Eram alunos e professores que já começavam a visitar nossos espaços. Até o dia 6 de maio, nós teremos, talvez, uma das maiores feiras que já fizemos ao longo desses anos, principalmente por causa do público universitário, que está prestigiando a feira”, relatou.

Rilder Medeiros informou que, neste ano, a Feira do Livro de Mossoró ocorre sem nenhum apoio da Prefeitura de Mossoró, já que a atual gestão não sinalizou o interesse de avançar com as negociações iniciadas ainda no ano passado. O idealizador do evento informa que o recurso proveniente da parceria não prevê a aplicação direta do valor na feira, mas, sim, um incentivo para que os estudantes e professores de escolas públicas municipais possam comprar os livros.

“Há quase um ano, a gente vinha tratando com a Prefeitura de Mossoró para que fosse retomado o Cheque Livro nas escolas da rede municipal. Com esse Cheque Livro, a prefeitura não coloca dinheiro diretamente no evento; ela repassa esse dinheiro para as escolas e os professores e professoras vão com seus alunos para comprar livros para eles e para as escolas. Desde setembro que não tivemos mais nenhuma resposta e até ficamos na dúvida se íamos ter ou não a Feira do Livro neste ano”, relata.

A realização do evento se deu graças a uma parceria firmada com a governadora Fátima Bezerra, que entrou em contato com a coordenação do evento e informou sobre o desejo de retomar com o Cheque Livro, dentro de um programa maior que o Governo do Estado tem na Secretaria de Educação, que se chama RN Mais Leitura.

“A Feira do Livro de Mossoró foi integrada ao Programa RN Mais Leitura, do Governo do Estado. Conseguimos R$ 500 mil reais em patrocínio, que era o valor que estávamos buscando junto com a Prefeitura. Na prática, o Governo do Estado está repassando esse valor para 242 escolas da rede estadual, não só de Mossoró, mas de outras 33 cidades do RN. Esses alunos e professores visitarão a feira e, com o valor repassado, poderão comprar livros e levá-los para suas cidades. É importante frisar que este é o primeiro ano que as escolas municipais não participarão da Feira do Livro de Mossoró”, ressalta Rilder Medeiros.

Outro grande motivo que proporcionou a realização deste evento foi a parceria firmada com a Uern. “Com o Governo do Estado assegurado e os expositores e livrarias querendo vender livros, a gente saiu à procura de um lugar para realizar o evento. Foi então que encontramos a melhor acolhida que a gente teve. É importante registrar o apoio incondicional que a gente recebeu da reitora, professora Cicília Maia, do professor e pró-reitor, Esdras Marchezan, e do diretor da FACEM, Leovigildo Cavalcanti. Com o apoio deles, a gente conseguiu um excelente espaço para realizar nosso evento”, agradeceu o idealizador do projeto.

Ainda falando sobe os parceiros, a gente tinha conseguido enquadrar a Feira do Livro de Mossoró na Lei Câmara Cascudo, como aconteceu em todos os anos. Mas, em 2019, nós não tivemos sequer um patrocínio, não conseguimos nenhuma empresa que patrocinasse o evento. E nesse ano, a gente já tinha desistido de fazer a feira com patrocínio quando apareceu uma empresa atacadista de Natal interessada no evento, a Progresso Atacado”, explica.

A empesa entrou como parceira do projeto esse ano junto com o Governo do Estado por meio da Lei Câmara Cascudo e conseguiu dar uma injeção de recursos no evento, o que possibilitou a presença de mais convidados também pra participar da feira e incrementar a programação.

“Durante os quatro dias de evento, a gente tem mais de 50 horas de programação gratuita. Alguns horários com horários acontecendo em mais de um lugar da feira. Também temos cerca de 50 autores lançando livros com sessões de autógrafo. Eu posso afirmar que ele já é bem maior do que a edição de 2019, que contou com mais de 2 mil pessoas num evento sem nenhum recurso. Nesta edição, estamos trazendo autores do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Recife, de Natal”, relata Rilder Medeiros.

 

Confira a programação completa da Feira do Livro de Mossoró 2022

DIA 3

09h30 – José Di Rosa Maria – Palco das Letras

15h – Cortejo do Chiste Sério – saindo da Faculdade de Letras e Artes (FALA) até o palco da feira

15h – Francisco Janilson Sobrinho – Espaço do Autor

16h – João Paulo Cirilo – Espaço do Autor

16h – Marcos Vinícius – Palco das Letras

17h – Dalva Caroline – Palco das Letras

17h – João Paulo Cirilo – Palco das Letras

19h – José Orlando – Espaço do Autor

19h – Antônio Francisco – Palco das Letras

 

DIA 4

10h – Rogério Taygra – Palco das Letras

11h – Robson Renato – Palco das Letras

16h – Daniela Santos – Espaço do Autor

16h – Canindé Silva – Autor Independente

16h – Cláudia Santa Rosa – Stand ArtBooks

17h – Guilherme Barroso – Espaço do Autor

17h – Rosângela Lima – Espaço do Autor

19h – Antônio Pereira Jr – Espaço do Autor

19h – Leila Tabosa – Palco das Letras

19h – Rosângela Lima – Palco das Letras

20h – Thiago Jeferson Galdino – Espaço do Autor

20h – Alexandre Soares Silva – Palco das Letras

 

DIA 5

08h30 – Rosângela Lima – Auditório

9h – Rogenildo – Palco das Letras

10h – Marcos Vinicius – Palco das Letras

11h – Robson Renato – Palco das Letras

11h – Manoel Cavalcante – Palco das Letras

15h – Manoel Cavalcante – Palco das Letras

16h – Walter Silva – Espaço do Autor

16h – Araceli Sobreira, Bia Crispim e Leila Tabosa – Palco das Letras

16h – Canindé Silva – Autor Independente

17h – César e Symara – Espaço do Autor

17h – Caio César e Lúcia Rocha – Palco das Letras

19h – Ana Augusto, Andrea Kaliany, José Orlando e Vagner Miranda – Espaço do Autor

19h – Rosângela Lima – Palco das Letras

19h – Eduardo Spohr – Palco das Letras

19h – Affonso Solano – Palco das Letras

19h – Lacerda Felipe – Stand da Livraria Independência

 

DIA 6

09h15 – Luma Carvalho – Espaço do Autor

16h – Marcos Vinícios – Espaço do Autor

16h – Vitor Poeta – Palco das Letras

17h – Literatura e Sociedade – Espaço do Autor

17h – Marcos Pinto e Rubens Coelho – Palco das Letras

19h – Eugênia Moraes – Espaço do Autor

20h – Carlos Gildemar – Palco das Artes

 

Tags:

Feira do Livro de Mossoró
Uern
leitura
cultura
livros
autores
escritores
literatura

voltar