O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, realizou na tarde desta quarta-feira, 4, a sexta captação de órgãos neste ano, a primeira do mês de maio, em uma paciente de 35 anos, que estava internada na unidade de terapia intensiva do hospital e cuja família, em um gesto de solidariedade, autorizou a doação do fígado, enviado para ser transplantado em Brasília/DF.
A captação foi a 38ª realizada desde a reabertura da CIHDOTT do Regional Tarcísio Maia, em 2016, o que posiciona o hospital como um dos mais atuantes da região nordeste nessa área da saúde pública, seguindo todas as normas do protocolo desenvolvido pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO.
A equipe médica foi formada pelo cirurgião urologista César Brito, cirurgião geral Felipe Salviano e pelo anestesiologista Rodolfo Silveira. O procedimento teve ainda a participação das enfermeiras Talita Torres, da Organização a Procura de Órgãos – OPO, Susana Cantídio e Tathiane Paloschi, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HRTM, e Zuzete Medeiros, técnica de enfermagem, com apoio da psicóloga Symone Florentino e da assistente social Telma Belém, da CIHDOTT.
Tags: