Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO
Com está sendo verificado em todo o país, a cobertura vacinal da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Influenza em Mossoró está abaixo do esperado e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Imunizações, vem reforçando a importância da imunização, principalmente, das crianças contra esses agravos.
As duas campanhas estão com percentual abaixo de 20% após um mês do começo da vacinação. Levantamento mais recente do órgão mostra que até a manhã desta segunda-feira (9) somente 19.771 doses contra a Influenza e 3.233, sendo 2.026 em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, haviam sido aplicadas desde o início da mobilização nacional em 3 de abril.
A cobertura vacinal dos grupos prioritários contra a Influenza está em somente 18%. Já a do sarampo é menor. De acordo com a SMS, o percentual chega apenas 12%.
O coordenador de Imunizações da pasta municipal, Etevaldo Lima, destaca a importância dos pais e responsáveis levarem seus filhos a pontos de vacinação para protegê-los, além dos grupos prioritários que também necessitam tomar a vacina.
“Estamos convocando os pais e responsáveis pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos para se fazerem presentes aos pontos de vacinação espalhados pela cidade para imunizá-los contra o sarampo e a Influenza. A mesma convocação serve também para os grupos prioritários contra esses agravos que tomem também a vacina para se protegerem da doença”, disse.
Etevaldo ressalta que os acompanhantes ou pessoas dos grupos prioritários devem levar documento com foto, documentos que comprovem a comorbidade e de que grupo prioritário pertence, além também do cartão de vacinação.
“Para aqueles pais ou responsáveis que ainda não cadastraram o filho ou dependente no RN Mais Vacina que não teve tempo ou condições de fazer o cadastro, pode fazer na hora da vacinação”.
O Rio Grande do Norte espera vacinar 1.275.043 pessoas pertencentes aos grupos prioritários para influenza. Para o sarampo a população-alvo desta campanha são as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde. São 207.896 crianças a serem vacinadas no RN contra o sarampo.
A campanha segue até 3 de junho vacinando além das crianças de 6 meses a menores de cinco anos, idosos e profissionais de saúde, também gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
As vacinas tríplice viral (sarampo+caxumba+rubéola) e influenza estão sendo ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde para crianças e trabalhadores da saúde respeitando a etapa de cada grupo. De acordo com o Ministério da Saúde, para estes dois imunizantes, a vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação.
FIM DE SEMANA
No último sábado (7), a campanha de vacinação contra os agravos ocorreu em Mossoró com a aplicação de 378 doses aplicadas, sendo 316 referentes à vacinação contra a Influenza e apenas 62 para o sarampo.
Confira pontos de vacinação nesta semana em Mossoró
O coordenador de Imunizações, Etevaldo Lima, explica que o Município tem feito de todas as estratégias para levar a vacina à população. Nesta semana, além das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), outros pontos contarão com equipes de vacinadores.
Um destes pontos continua sendo o Partage Shopping Mossoró. O local receberá a vacinação até esse sábado. O horário de funcionamento é das 10h às 18 horas.
De hoje (10) até a próxima sexta-feira (13) a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) também contará com um ponto de vacinação. A vacinação ocorrerá em dois horários. O primeiro das 8h às 12h e o segundo das 14h às 17h.
Nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), outro ponto extra de vacinação será instalado na Universidade Potiguar (UnP). Horário será das 8h às 18h.
Tags: