Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Postado às 13h30 | 12 Mai 2022 | Redação Sem internados, Hospital Rafael Fernandes reverte leitos UTI Covid para UTI geral

Crédito da foto: Arquivo : A reversão dos últimos cinco leitos ocorreu nesta semana. Anteriormente, os outros cinco já passar

Edinaldo Moreno/Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou a reportagem do JORNAL DE FATO a reversão de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid para leitos críticos geral no Hospital Rafael Fernandes (HRF).

Os 10 leitos de UTI instalados no Hospital Rafael Fernandes para o tratamento de pacientes contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença, foram revertidos. Anteriormente, com o baixo número de pessoas internadas na unidade, cinco já haviam sido revertidos para UTI geral e nesta semana os outros cinco também tiveram o mesmo procedimento.

“Ficamos com 10 leitos, sendo que reservamos 2 de isolamento respiratório para uma necessidade de COVID, tendo em vista sermos (Hospital Rafael Fernandes) referência para Mossoró e região. O que na prática ficamos com 8 leitos para UTI geral”, informou a comunicação.

De acordo com a assessoria de comunicação da pasta estadual, não havia nenhum paciente acometido da doença internado na unidade hospitalar até o fechamento desta edição.

Por conta da medida, o monitoramento do Regula RN, plataforma que acompanha em tempo real a situação dos leitos para o tratamento do novo coronavírus no Rio Grande do Norte, não consta mais esses leitos do hospital localizado em Mossoró.

A última vez que o Rafael Fernandes teve todos os 10 leitos operacionais ocupados foi no dia 15 de fevereiro. A diminuição, segundo o Regula RN, dos leitos começou no dia 25 de março. Entre o final de fevereiro e início da segunda quinzena de junho do ano passado a ocupação dos leitos críticos ficava acima dos 90%, sendo que na maioria absoluta desse período o índice era de 100%.

INATIVADOS

Ainda de acordo com o monitoramento do Regula RN, houve a reversão ou inatividade de 573 leitos pelos prestadores/hospitais. Deste total, o maior número é registrado no Hospital Geral Doutor João Machado. A unidade reverteu ou inativou 73 leitos neste período pandêmico.

Conforme o levantamento do sistema, em seguida aparece o Hospital São Luiz, que serviu de unidade de campanha nos piores momentos da pandemia em Mossoró. O hospital teve revertidos ou inativados 53 leitos.

Na sequência vem o Hospital de Campanha Covid SMS Natal (52 leitos), Hospital Regional Telecina Freitas Fontes (41 leitos) e Hospital Central Coronel Pedro Germano (40 leitos). Os demais nesta situação tiveram número abaixo de 40.

Tags:

Mossoró
Hospital Rafael Fernandes
Covid-19

voltar