Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Postado às 16h30 | 24 Mai 2022 | redação Catedral de Santa Luzia vai fechar para receber repaginada em sua estrutura

Catedral vai fechar a partir do dia 1º de junho para implantar o novo projeto de sua arquitetura sacra. No período de obras, missas serão realizadas na quadra do Colégio das Irmãs (aos domingos) e na Igreja Sagrado Coração de Jesus (durante a semana)

Crédito da foto: arquivo Catedral de Santa Luzia, no centro da cidade de Mossoró

Coluna César Santos / JORNAL DE FATO

A Catedral de Santa Luzia vai fechar a partir do dia 1º de junho para implantar o novo projeto de sua arquitetura sacra. No período de obras, as missas serão realizadas na quadra de esportes do Colégio das Irmãs (aos domingos) e na Igreja Sagrado Coração de Jesus (durante a semana).

A igreja matriz da padroeira dos mossoroense passará por uma completa repaginada em sua estrutura. Uma das novidades será a construção de uma cripta (capela no subsolo), como as que existem em edifícios de funções sagradas de todo o mundo. Trata-se de um projeto que vem sendo pensado pela Diocese de Mossoró há algum tempo e que agora deve ser executado.

O projeto foi elaborado pelo Apostolado Litúrgico Arquitetura das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, em São Paulo. É o mais famoso escritório de arquitetura sacra do país, especializado em projetos arquitetônicos de construção, reforma, interiores e vitrais, bem como o desenho e execução de painéis artísticos.

O Jornal de Fato noticiou a ampla reforma em 2019, mas, em razão da pandemia da Covid-19, a Diocese de Mossoró teve que retardar o início das obras.

Como se trata de uma obra que demandará recursos de valores elevados, a Diocese vai executar por etapa. A sequência dependerá do orçamento de cada etapa. O calendário será elaborado de uma forma que a catedral não passe tanto tempo fechada, devendo, inclusive, ser reaberta ao final de cada fase do projeto.

Na reportagem de 2019, o padre Flávio Augusto Forte Melo, vigário-geral da Diocese de Mossoró e pároco da Catedral de Santa Luzia, disse que a ideia inicial é promover uma repaginada bastante significativa, principalmente na parte interna da catedral. Além da cripta, a igreja ganhará novos vitrais, piso, portas, bancos, climatização e o uso de energia solar.

Padre Flávio entende como necessária a mudança e vê importância em mudar a arquitetura da catedral de Santa Luzia. “Entendemos que a catedral precisa ganhar cara para alguém que entre e queira rezar, quando sair, tenha o sentimento da dimensão da Diocese de Mossoró”, explicou, ao ressaltar que “a mudança terá importância sob o ponto de vista simbólico”.

As reformas como todo projeto de construção, decoração de interiores, seguem as diretrizes elaboradas pelo Concílio Vaticano II, de acordo com as quais a arte sacra deve visar a beleza nobre, mais que a suntuosidade e que as novas igrejas devem ser apropriadas às celebrações litúrgicas com a participação dos fiéis.

A capela de Santa Luzia é datada de 5 de agosto de 1772. Conta a história que o sargento-mor da ribeira de Mossoró, Antônio de Souza Machado, e sua esposa Rosa Fernandes foram autorizados a construir uma capela na fazenda Santa Luzia, de sua propriedade.

Décadas depois, em 1801, Rosa Fernandes, já viúva, doou o patrimônio da capela de Santa Luzia. Em 1830, foi feita uma reforma na capela, que recebeu uma imagem de Santa Luzia de Mossoró, em madeira, esculpida em Portugal.

A capela era ligada à freguesia do Apodi até 1842, ano em que foi elevada à categoria de igreja matriz. Com o crescimento de Mossoró, a capela ficou pequena para atender às necessidades da população. Foi quando, em 24 de março de 1858, iniciou-se a sua reconstrução no mesmo local. A obra demorou dez anos e a igreja foi reinaugurada ainda sem a conclusão das torres, que só ficariam prontas em 1910.

Em 28 de julho de 1934, com a criação da Diocese de Mossoró, a igreja de Santa Luzia foi elevada à categoria de catedral diocesana.

 

FRASE

“A mudança terá importância sob o ponto de vista simbólico”

FLÁVIO AUGUSTO FORTE MELO - Pároco da Catedral de Santa Luzia sobre a reforma em entrevista em 2019

 

TÚNEL DO TEMPO

Há exatos 20 anos, a então prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava a Skate Parque Desportista Javan Monte de Souza, no Corredor Cultural de Mossoró. Antes, a praça do skate funcionava onde hoje é o Teatro Dix-huit Rosado, também construída na gestão Rosalba. Ainda nesta data, só que em 2004, a gestão Rosalba inaugurava a Unidade Básica de Saúde "Marcos Raimundo da Costa", no Belo Horizonte.

 

PROPOSTA POLÊMICA

A Câmara dos Deputados deve votar hoje, o projeto que estabelece um teto para cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para combustíveis e energia. Caso o projeto seja aprovado, o ICMS passaria a ter uma alíquota máxima de 17%. A proposta assusta os prefeitos, que estimam perdas de R$ 15,4 bilhões para os municípios. O RN perderia R$ 1 bilhão em arrecadação.

 

PROGRESSISTAS

O Progressistas do RN vai realizar encontro estadual no sábado, 28, para encaminhar discussão sobre as eleições 2022. O presidente da sigla, deputado Beto Rosado, recepcionará lideranças de todo o Estado. A ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini, será umas oradoras no evento.

 

PROGRESSISTAS II

A chapa à Câmara dos Deputados do Progressistas será apresentada no encontro: Cícero Martins, Jerônimo do Sertão, Karla Veruska, Kerinho, Major Brihante, Mara Costa e Zé Lins, completada por Beto, candidato natural à reeleição.

 

POR UM FIO

A pesquisa Item que mostra Rogério Marinho (PL) liderando a corrida para o Senado, com 14,8%, e Carlos Eduardo (PDT) empatando com Rafael Motta (PSB), ambos com 13,4%, reforça a resistência de petistas ao ex-prefeito de Natal. Devem usar os números para justificarem a rejeição a Carlos. O ex-prefeito fica por um fio.

 

DESISTIU

Foi João Doria que desistiu ou o eleitor brasileiro havia desistido dele? Em todas as pesquisas eleitorais, o ex-governador de São Paulo aparece em posição sofrível, nunca passando dos 5 pontos de intenção de votos. Também é fato que o PSDB não comprou o seu projeto.

 

É NOTÍCIA

1 - A desistência de João Doria (PSDB) beneficia a senador Simone Tebet (MDB) com a candidatura à Presidência do Brasil pela chamada "terceira via", que tem ainda o apoio do Cidadania.

2 - O RN ganha hoje um “Cluster Tecnológico Naval”. Trata-se de uma associação de instituições, com o objetivo de discutir desafios, estratégias e soluções que ajudem a fortalecer a economia do mar. O movimento une a Fiern, empresa Engeprom e a Marinha.

3 - Nesta segunda-feira, 23, o RN registrou duas mortes por Covid-19, sendo uma em Mossoró e a outra em Angicos. Óbitos pela doença não ocorriam no estado desde 14 de abril.

4 - A reitora Cicília Maia, da Uern, foi escolhida para compor a diretoria da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Ela fará parte do Conselho Deliberativo da entidade. A escolha aconteceu no 6º Fórum de Reitores da Abruem.

5 - A Secretaria de Saúde do RN está investigando um caso suspeito de hepatite aguda de causa desconhecida. Supostos casos também estão sendo investigados em estados como Paraíba e Ceará. O mundo tem 614 casos notificados, sendo 64 no Brasil.

 

Tags:

Santa Luzia
Catedral
Mossoró
RN
Igreja Católica

voltar