Nesta segunda-feira, 23, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu um comunicado oficial no qual informou que fez uma notificação ao Ministério da Saúde sobre um caso em investigação da hepatite aguda de origem ainda desconhecida em criança, com características semelhantes aos relatados em diversos locais do mundo.
Ainda de acordo com a nota, o caso em investigação ocorre em Mossoró. Diana Rêgo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, informou que a situação da criança é acompanhada pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde da Sesap.
“A vigilância epidemiológica, juntamente com o laboratório central e toda a rede assistencial da Sesap estão monitorada e interligada, para que nós estejamos atentos para qualquer possível novo caso que venha a surgir no estado do Rio Grande do Norte. De forma que a gente possa prestar maior assistência”, informa Diana Rêgo.
A Sesap informa ainda que é importante reforçar junto à população a importância de estar atenta aos sinais como sintomas gastrointestinais, dor abdominal, diarreia e vômitos, e icterícia (quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas). Quando forem identificados tais sintomas, procurar imediatamente assistência médica.
“A Sesap ressalta que é necessária a manutenção da tranquilidade, das medidas de prevenção e higiene, assim como a atenção permanente com os sinais da doença”, informa a Sesap, que esclareceu ainda que a criança tem sido monitorada, aguardando alguns resultados de exames.
Tags: