Por Amina Costa / repórter do JORNAL DE FATO
O Pingo da Mei Dia ocorre no dia 4 de junho e marca o início do Mossoró Cidade Junina (MCJ). Neste ano, a ansiedade dos mossoroenses em relação ao evento está ainda maior, porque se trata do retorno das festividades juninas, após dois anos de pandemia. Mesmo com toda a expectativa, ainda existem muitas dúvidas em relação a como o evento ocorrerá na edição deste ano.
Circulam nas redes sociais informações de que, neste ano, para beneficiar os comerciantes que instalarão suas barracas, não será permitida a entrada de bebida em coolers. Para isso, seriam criadas barreiras no entorno do Corredor Cultural, para controlar o acesso das pessoas que vão prestigiar o Pingo. Além disso, a barreira seria uma forma de garantir a segurança dos foliões.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Mossoró (PMM) para saber se a informações procedem ou não, e a única resposta dada pela assessoria é de que as definições para o Pingo só serão divulgadas no dia 30 de maio.
“O Plano de Segurança será amplamente divulgado no dia 30. Vamos também orientar a população sobre as recomendações em segurança”, informou a assessoria, que não negou as especulações e afirmou ainda que todas as orientações que serão abordadas no dia 30 de maio, faltando cinco dias para o evento, visam “garantir a tranquilidade do maior evento público do município”, complementou. As definições serão feitas pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.
O Pingo da Mei Dia é a maior festa popular de Mossoró que ocorre dentro dos festejos do São João. As especulações em relação ao formato do evento e de como ele ocorrerá neste ano estão deixando os mossoroenses apreensivos. “Vemos muitas notícias sobre o Pingo da Mei Dia e nenhum pronunciamento oficial da Prefeitura sobre isso. Não sabemos se vai ter barreiras, se vai ser proibido cooler, como estão dizendo por aí. Essas informações devem ser divulgadas com antecedência, para que os mossoroenses e as pessoas que vêm de fora possam se preparar”, afirma a estudante Rafaele Lima.
A estudante falou ainda que considera injusta a possibilidade de proibição de coolers com bebidas. “Muita gente se organiza pro Pingo, compra bebida com antecedência, que sai mais barato. Proibir que as pessoas levem é proibir que o povo vá para a festa. Muitos deles compram as bebidas no cartão e levam para diminuir os custos. Eu espero que isso seja só conversa do pessoal e que a Prefeitura não mude o formato de um evento que é tão importante para Mossoró e para os mossoroenses”, conclui Rafaele Lima.
A edição deste ano do Pingo da Mei Dia trouxe algumas novidades. A principal delas foi a presença das bandas baianas, Bell Marques e Chicabana, que se apresentarão pela primeira vez no “maior bloco junino do Brasil”, como é conhecido o Pingo. Além deles, também vão se apresentar no evento as bandas formadas por artistas mossoroenses.
Credenciamento de vendedores para os polos do MCJ ocorre até hoje
Os comerciantes que foram considerados aptos para instalar suas barracas nos polos do Mossoró Cidade Junina (MCJ) têm até esta quarta-feira, 25, para realizar o credenciamento e receber o termo autorizativo para comercialização nos Polos Estação das Artes, Cultura Popular, Cidadela e Arena das Quadrilhas.
Das 8h às 17h, os comerciantes devem comparecer na Biblioteca Municipal Ney Pontes para recebimento das autorizações para uso temporário de área pública nos eventos do Polo Estação das Artes (áreas interna e externa), Polo de Cultura Popular, Cidadela e Arena das Quadrilhas. Os comerciantes devem apresentar RG e CPF (ou CNH) e número do protocolo de cadastramento.
No momento, é emitido o Documento de Arrecadação Municipal - DAM, que deverá ser quitado conforme a data de vencimento do título. A Seimurb, após a comprovação do pagamento, realizará a expedição do Termo Autorizativo. A lista completa com os nomes dos selecionados está disponível no site da Prefeitura.
De acordo com decreto nº 6.513, que estabelece sobre o uso dos espaços para o Mossoró Cidade Junina, todos os licenciamentos com liberação do Corpo de Bombeiros e Cosern são de responsabilidade exclusiva do comerciante, exceto nas áreas internas da Estação das Artes Elizeu Ventania e Cidadela, que serão entregues para utilização já com Certificado de Análise e Vistoria de Liberação - CAVL.
Tags: