Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído com o intuito de ressaltar para a sociedade a importância de adotar hábitos que tragam benefícios para o meio ambiente. Para enfatizar a importância da data, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte promoverá a Semana Estadual do Meio Ambiente 2022 (SEMA).
De acordo com o Governo do Estado, a SEMA será realizada de 1º a 5 de junho com atividades voltadas para educação ambiental, proteção das nascentes, mudanças climáticas, mutirão de limpeza, resíduos sólidos, conservação, licenciamento e gestão ambiental, entre outros. Na abertura, que ocorre na quarta-feira, 1º, em Natal, e contará com a presença da governadora Fátima Bezerra, será lançado o Programa RN Mais Verde, voltado para o aumento da cobertura vegetal do nosso estado.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, a Semana Estadual do Meio Ambiente é uma oportunidade de dialogar sobre a preservação dos recursos naturais do nosso planeta. “Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, devemos aproveitar todos os espaços para chamar atenção e, em um movimento global, unir governos, empresas, sociedade civil e toda a população num esforço concentrado para apurar a Terra e restaurar os ecossistemas”.
As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado incluem a realização de mesas-redondas nas quais serão abordadas temáticas sobre gestão ambiental, gestão sustentável, mudanças climáticas, reuso da água, entre outras. Também serão realizados mutirões de limpeza em pontos específicos da capital do estado, bem como em outras cidades.
A SEMA é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape); Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Em Mossoró, as ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente ocorrem entre o dia 1º e 4 de junho, e incluem eventos, palestras, oficinas e trilha ecológica. Neste ano, o evento traz como tema “Cuidar do presente para pensar o futuro”, e terá atividades voltadas a públicos de diferentes faixas etárias, ampliando as possibilidades de discussão e implementação das ações voltadas à preservação do meio ambiente.
O evento, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Mossoró (PMM), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Instituto Lixo Zero, discutirá questões relacionadas à “Agenda 2030” e aspectos inerentes à sustentabilidade ambiental.
“O objetivo é mobilizar as pessoas para que aprendam novas práticas para nos conectar em prol da sustentabilidade. Então, trata-se de construir outros mundos possíveis a partir das ações que desenvolvemos hoje. Convidamos a população para junto conosco imaginar outras realidades e também trabalhar outros cenários diferentes dos que temos hoje”, disse Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental do município.
Tags: