Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Localizada em frente à Praça Vigário Antônio Joaquim, no centro de Mossoró, a Catedral de Santa Luzia é o símbolo de religiosidade dos católicos mossoroenses, principalmente dos devotos da Santa padroeira de Mossoró que dá nome à Paróquia. O local é sinônimo de devoção e é palco de uma das maiores festas religiosas de todo o estado do Rio Grande do Norte.
Com missas diárias, a Catedral de Santa Luzia é espaço de fé e de acolhida. Essa acolhida é retratada em relatos dos devotos da padroeira, que vão até o local agradecer ou realizar pedidos. Construída em 1772, a pequena capela foi elevada à categoria de Igreja matriz em 1842, conforme mostram os registros da Diocese de Santa Luzia. Hoje, a Paróquia de Santa Luzia acumula, na sua estrutura, muita história vivida ao longo dos séculos.
“A Catedral de Santa Luzia representa o marco de desenvolvimento urbanístico de Mossoró e abriga o maior patrimônio religioso do seu povo, a devoção a Santa Luzia, padroeira da cidade, celebrada todos os anos em dezembro, levando mais de 100 mil pessoas às ruas da cidade”, enfatiza a Diocese de Mossoró.
Esse ambiente de fé e devoção realiza neste domingo, 29, a sua última missa antes da reforma que será realizada na estrutura do local. A obra de revitalização da Catedral de Santa Luzia estava marcada para acontecer em 2020, mas a pandemia adiou os planos da Diocese de Mossoró. Agora, a primeira etapa desse processo de reforma sairá do papel.
De acordo com o pároco da Catedral de Santa Luzia, o vigário Flávio Augusto Forte Melo, essa primeira fase da reforma contemplará parte da estrutura, bem como a iluminação e climatização dos ambientes da Catedral. “Nesta primeira etapa, a igreja ganhará energia solar, climatização, reorganização de toda estrutura elétrica, grande tratamento acústico, revitalização do piso, pintura e outras melhorias”, informa.
Nesta segunda-feira, 30, a partir das 7h, o vigário geral e pároco da Catedral, Pe. Flávio Augusto, estará recebendo a imprensa para falar sobre o tempo de obra e dar informações mais específicas sobre a reforma. Durante o período de reforma, as missas continuarão ocorrendo, mas em outros locais.
De acordo com as informações divulgadas pela Diocese de Mossoró, as missas diárias e dominicais acontecerão em dois novos lugares: a missa da semana, das 17h, de segunda a sexta-feira, passará para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e as dominicais (6h, 9h, 11h e às 19h) para o ginásio do Colégio Sagrado Coração de Maria, mais conhecido como Colégio das Irmãs, Centro de Mossoró.
Ampla reforma na Catedral
A Paróquia de Santa Luzia tem em mãos um projeto de reforma ampla da Catedral elaborado pelo Apostolado Litúrgico de Arquitetura das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, em São Paulo. Trata-se do mais importante escritório de arquitetura sacra do país, especializado em projetos arquitetônicos de construção, reforma, interiores e vitrais, bem como o desenho e execução de painéis artísticos.
De acordo com o pároco e vigário da Catedral, padre Flávio Augusto, essa primeira etapa que será iniciada em breve faz parte de um grande projeto de reforma que está previsto para ocorrer no local. O projeto completo prevê a construção de uma cripta (capela no subsolo), como as que existem em edifícios de funções sagradas de todo o mundo.
Esse projeto já vem sendo pensado pela Diocese de Mossoró por algum tempo, mas por questões financeiras, a sua execução completa ainda ficará pendente. Como se trata de uma obra que demandará recursos de valores elevados, a Diocese vai executá-la por etapa. A sequência dependerá do orçamento de cada etapa. O calendário será elaborado de uma forma que a catedral não passe tanto tempo fechada.
A ideia inicial desse projeto é promover uma repaginada bastante significativa, principalmente na parte interna da catedral. Os projetos de reformas de Igrejas da Arquitetura do Apostolado Litúrgico seguem todas as orientações das construções. A comunhão entre as ideias da comunidade e o setor de Arquitetura é muito valorizada para as propostas assertivas e que realmente são portadoras de evangelização.
Tags: