Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
Durante a discussão feita na Câmara Técnica das Vacinas, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ficou decidido que os municípios deveriam iniciar nesta segunda-feira (30) a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos em todo o território potiguar.
Os imunizantes que devem ser usados na imunização desta faixa etária são da CoronaVac e Pfizer. A medida segue orientação do Ministério da Saúde (MS). A recomendação foi divulgada na noite desta sexta-feira (27) pelo órgão federal.
A dose de reforço deve ser administrada quatro meses após a segunda dose. Segundo a orientação do Ministério da Saúde, o imunizante preferencial a ser usado deve ser o da Pfizer, independente do imunizante aplicado no esquema primário, ficando a CoronaVac como opção no caso de não haver disponibilidade da vacina Pfizer.
"Estamos fazendo um levantamento junto aos municípios para solicitar ao Ministério da Saúde mais doses e assim organizar a quantidade de doses necessárias para a terceira dose de todos os adolescentes", disse Laiane Graziela coordenadora de Imunização da Sesap.
Adolescentes gestantes ou puérperas no momento da vacinação devem receber exclusivamente como dose de reforço o imunizante da Pfizer. Alternativamente, se houver indisponibilidade da vacina da Pfizer por motivos logísticos e de acesso, a vacina inativada CoronaVac poderá ser utilizada.
MOSSORÓ
Segunda maior cidade potiguar, Mossoró iniciou no sábado passado (28) a aplicação da dose de reforço nos adolescentes de 12 a 17 anos seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
O estudante Artur Nogueira, 14 anos, foi o primeiro adolescente do grupo liberado para tomar a dose de reforço contra a Covid-19 a ser vacinado no Partage Shopping na manhã deste sábado (28). Acompanhado do pai, Artur foi se vacinar e destacou a importância da sua ação.
“Eu vim tomar a minha terceira dose e acho muito importante porque tivemos dois anos de pandemia, onde muitas pessoas perderam seus familiares para a Covid-19 e a vacina é uma forma de evitar essas mortes”, declarou.
Segundo dados registrados no "RN Mais Vacina", durante o sábado e o domingo 409 adolescentes receberam a dose de reforço. A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando o trabalho de busca ativa da população que está com o esquema vacinal da Covid-19 em atraso.
VACINAÇÃO
Monitoramento do RN Mais Vacina aponta que o Rio Grande do Norte tem, atualmente, 281.152 adolescentes entre 12 a 17 anos com a primeira dose. O número corresponde a 88% da população dessa faixa.
Ainda segundo a plataforma, 71% deste público encerrou o esquema vacinal, ou seja, receberam as duas doses da vacina contra a doença. Em números absolutos eram 228.780 jovens com as duas doses tomadas.
Tags: