Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 01 Jun 2022 | redação Projeto estima vacinar mais de 500 mil crianças e adolescentes

Crédito da foto: Ilustrativa Campanha de vacinação

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Aconteceu nesta terça-feira (31), no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), o lançamento do Projeto Minha Escola Nota 10 para coordenadores municipais de imunização e técnicos de sala de vacina de 21 municípios. A estimativa é que 517.069 alunos (crianças e adolescentes) de 2.448 escolas em todo o território potiguar sejam vacinados contra diferentes doenças.

O programa foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na semana passada, em Natal. O objetivo do Governo do Rio Grande do Norte é realizar até julho próximo ações de estímulo e sensibilização nas comunidades escolares para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes.

A pasta estadual apresentou um plano estratégico e de incentivo de vacinação itinerante com o “Minha Escola Nota 10”, a fim de apoiar os Municípios quanto às ações de aumento das coberturas vacinais do Rio Grande do Norte, na população de 0 a 14 anos.

Entre as ações propostas para aumentar as coberturas vacinais estão realizar semana de vacina na Escola, destinado para ações de vacinação no âmbito escolar; realizar ações de orientação com todos os ACSs para estímulo e sensibilização de toda a comunidade; garantir o registro adequado da vacinação utilizando tanto o cartão ou caderneta de vacinação do usuário quanto os sistemas da estratégia e-SUS AB; Orientar os pais e responsáveis sobre atualização do calendário vacinal, promovendo ações coletivas de educação em saúde com para a prevenção de doenças por meio da vacinação, dentre outras.

Entre as vacinas do calendário infantil em idade escolar estão os reforços da DTP (difteria, tétano e coqueluche) e poliomielite, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), influenza, febre amarela, HPV, hepatite e Covid-19.

Foi apresentado no encontro a cobertura vacinal das nove vacinas de crianças menores de 1 ano de idade no Rio Grande do Norte no ano passado. Todas elas ficaram com cobertura vacinal abaixo de 80%. A menor cobertura vacinal é da hepatite A. Ela teve somente 60,28%. A mais alta é da BCG, que registrou índice de 78,66%.

O Programa Estadual de Imunizações da Sesap, entre os principais problemas para a baixa cobertura vacinal estão a falsa sensação de segurança, dificuldades no acesso aos serviços de saúde (horário, fichas, filas), fake news e medo de reação adversa.

O Minha Escola Nota 10 conta ainda com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RN) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN) para efetivar as ações.

 

Campanhas de sarampo e Influenza estão com cobertura vacinal baixa

Em sua última semana para os grupos prioritários, as campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo no município estão com cobertura vacinal abaixo do esperado. Esta primeira etapa termina na próxima sexta-feira (3). A primeira fase das campanhas de vacinação contra a Influenza e sarampo teve início em 4 de abril deste ano e pretende vacinar 90% do público-alvo da Influenza e 95% do sarampo.

O último levantamento mostrou que a campanha contra a Influenza vacinou neste período pouco mais de 29 mil pessoas dos grupos prioritários, o que equivale a 28% do público-alvo, que é de pouco mais de 106 mil cidadãos mossoroenses. Já em relação ao sarampo, eram até aquele momento 3.836 crianças vacinadas, ou seja, 22% de cobertura vacinal.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso.

E ainda: trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade. Na vacinação contra a Covid-19, são pessoas acima de 5 anos. São aplicadas primeira, segunda, terceira e quarta doses na campanha de vacinação contra a Covid-19.

 

COBERTURA VACINAL DE NOVE VACINAS DE CRIANÇAS MENORES DE 1 ANO NO RN EM 2021

BCG – 78,66%

HEPATITE B (< 30 dias) – 77,80%

PNEUMOCÓCICA 10 (< menos de 1 ano) – 70,55%

ROTAVÍRUS HUMANO – 67,99%

MENINGOCOCO C ( <1 ano) – 67,55%

TRÍPLICE VIRAL D1 – 67,22%

PENTAVALENTE (<menos de 1 ano) – 66,24%

POLIOMIELITE (< menos de 1 ano) – 65,57%

HEPATITE A – 60,28%

Fonte: SINPI/DATASUS/TABNET

 

Tags:

Mossoró
RN
vacina
saúde
Minha Escola Nota 10

voltar