Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Postado às 08h45 | 03 Jun 2022 | redação Dos professores convocados pelo Estado, 74 são para Mossoró

Crédito da foto: Ilustrativa Governo convoca professores para suprir demanda na rede pública estadual

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

O Governo do Estado publicou nesta semana a convocação de 724 novos professores temporários, que atuarão nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte. Desse total, 74 atuarão nas escolas de Mossoró e contribuirão para a melhoria no ensino de quase 21.500 alunos que estão matriculados na rede estadual de ensino.

Os convocados por meio do Edital 001/2022 - SEEC/SEAD ministrarão as disciplinas de educação física, filosofia, história, língua inglesa, língua espanhola, língua portuguesa, química, geografia, biologia, matemática, arte, sociologia, atividade polivalente e educação especial, incluindo intérpretes de libras.

Os professores do eixo profissional trabalharão nos cursos de planejamento e controle de produção, administração, informática, manutenção e suporte em informática, agroecologia, eletrotécnica, alimentos, vestuário, segurança do trabalho e edificações.

No total, 687 professores da base comum curricular e 37 professores do eixo profissional foram convocados, em substituição a temporários que finalizaram seus contratos, professores com licenças diversas ou que assumiram a gestão. Essa é a primeira chamada do novo edital de contratação temporária, que foi aberto em março deste ano.

Além de Mossoró, os profissionais convocados serão distribuídos nas 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc's). Elas estão localizadas em Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macau, Pau dos Ferros, Umarizal, Apodi, Assú, Angicos, Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, Santa Cruz, João Câmara e São Paulo do Potengi. Os novos professores atuarão no ensino fundamental, no ensino médio e na educação especial.

“O Governo do RN segue com a sua política de fortalecimento do ensino. A convocação de professores sempre é um momento importante para a rede estadual de educação. É a chegada de novos profissionais que fortalecerão os quadros das escolas e contribuirão com a aprendizagem das nossas crianças, jovens e adultos”, explica Getúlio Marques, secretário de Educação do Rio Grande do Norte.

Esta é mais uma de uma série de convocações de professores temporários que o Governo do Estado vem fazendo desde o ano passado, quando foram retomadas as aulas presenciais. Até o momento, mais de 2 mil professores temporários já foram convocados na atual gestão. “Essa é mais uma demonstração do empenho de um governo liderado por uma educadora, a Governadora Fátima Bezerra. Os professores serão distribuídos, conforme forem realizadas as assunções nos cargos, para atender as demandas das unidades de ensino”, aponta a professora Márcia Gurgel, Secretária Adjunta de Educação do RN.

Governo do Estado anuncia recuperação de 100 escolas

O Governo do Estado assinou recentemente um contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para prestação de assessoria técnica no diagnóstico do tipo de serviço a ser feito e o custo estimado para as obras. O projeto prevê a manutenção e recuperação de 100 escolas da rede estadual.

A governadora Fátima Bezerra chegou a declarar que as escolas precisam acolher com respeito e dignidade nossos estudantes, professores, servidores e suas famílias. “Não tenho nenhuma dúvida que o convênio que traz a marca da Caixa Econômica significará para nós resolutividade. O que eu peço à Caixa é que ela possa ser cada vez mais célere e eficiente. Porque quanto mais dias passarmos sem essa obra, sem essa manutenção ser feita, quem perde é o estudante, suas famílias, os professores, servidores, as cidades, o Estado”, avaliou.

A CEF tem um programa de assessoria técnica a órgãos públicos. “A caixa possui um corpo técnico altamente especializado, muita experiência para esse acompanhamento de obras públicas”, pontuou o superintendente de Rede, Cleiton Beje, que destacou tratar-se do “maior contrato da caixa assinado em 2022”.

O trabalho vai identificar as unidades que comportam apenas manutenção e as que necessitam de algo maior, que é a reforma das instalações. No caso de manutenção, a estimativa é de R$ 500 mil, em média, por unidade. Os recursos têm como origem o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP).

O Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) é conjunto de ações estruturantes na área da educação do RN. O programa prevê a criação de 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, os IERNs, em todas as regiões do RN, sendo, com área mínima de 8.00 m² e previsão de conclusão até o final de 2022.

As unidades serão referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual de ensino. As unidades ofertarão cursos que estejam adequados à realidade sociocultural local e matriz econômica em potencial da região. Com uma infraestrutura inspirada no modelo dos Institutos Federais, a construção dos 12 IERNs está orçada em R$ 96 milhões.

Tags:

Governo do RN
professores
Mossoró
Direc
educação

voltar