Corredor Cultural está pronto para receber o público, que promete ser um dos maiores de toda a história do Pingo da Mei Dia.13 atrações puxarão o comboio junino em trios elétricos, com destaque para o cantor baiano Bell Marques. A festa começa às 12h
Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
O Pingo da Mei Dia, maior bloco junino do Brasil, abre oficialmente neste sábado, 4, o Mossoró Cidade Junina 2022. O evento retorna após dois anos sem o formato tradicional em razão da pandemia da Covid-19. O Corredor Cultural está pronto para receber o público, que promete ser um dos maiores de toda a história do Pingo.
A Prefeitura de Mossoró investiu no Corredor Cultural. Nesta semana, foram reabertos equipamentos importantes como a Praça da Convivência e o Memorial da Resistência, que ocupam áreas no percurso do comboio junino.
O Governo do Estado também fez investimentos para garantir a segurança pública de todo o Cidade Junina. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED/RN), durante os dias de festa, que compreende de 4 a 25 de junho, 3 mil agentes de segurança irão trabalhar para garantir a segurança das pessoas (Veja reportagem na página 6 deste caderno).
Pelo menos 13 atrações se apresentarão nos trios elétricos e outras dezenas de cantores, cantoras e bandas serão atrações nos camarotes privados que foram montados ao longo da Avenida Rio Branco.
O Pingo será às 12h30, conforme programação anunciada pela Secretaria Municipal de Cultural. A cantora mossoroense Carol Melo será a primeira atração, que terá como destaque o cantor baiano Bell Marques, ex-Chiclete com Banana. Em vídeo gravado, Bell afirmou que preparou repertório especial para o comboio junino.
A sequência das apresentações tem a dupla Beth e Jamir, Darlan Dias, Junior Vianna, Giannini Alencar, Bell Marques, Nilson Viana, Mozão, seguidos da cantora mossoroense Nataly Vox, Núzio Medeiros e fechando a festa tem a apresentação do cantor Kiko Chicabana.
Toda as apresentações do Pingo da Mei Dia são realizadas em três trios elétricos, que circulam pelo Corredor Cultural. Os trios começaram a chegar a Mossoró na última quinta-feira, 2, e já fizeram o reconhecimento do percurso, que ocorre entre a Estação das Artes Elizeu Ventania e a Praça de Convivência. Esse mesmo formato é adotado no Boca da Noite, evento que encerra o MCJ, em 25 de junho.
A edição do Pingo da Mei Dia deste ano promete ter recorde de público. A rede hoteleira, por exemplo, já sinalizou 100% de ocupação para a data de estreia das festividades. A Azul Linhas Aéreas informou que conseguiu reservar todas as passagens destinadas aos dias que antecedem ao evento, superando a expectativa da empresa. Em maio, a companhia aumentou o número de voos para atender a demanda do evento.
Os mossoroenses começaram a sentir a magnitude do evento desde essa sexta-feira, 3, quando o trânsito da cidade começou a ficar caótico, devido às interferências no trânsito que foram feitas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito. O acesso às ruas onde acontece a festa foi vetado para veículos, exceto para os moradores do Corredor Cultural, que têm acesso mediante apresentação da credencial ao agente fiscalizador. Também têm acesso os comerciantes credenciados para o evento.
A partir das 11h deste sábado, não é permitida a circulação de veículos na área da festa. Assim como também não é aceito a permanência de estruturas ou equipamentos na pista de rolamento, ou em área que comprometa a passagem dos trios. As ruas Felipe Camarão, Frei Miguelinho e Avenida Augusto Severo foram fechadas e sem acesso nas primeiras horas deste sábado.
Para hoje, foi montado um esquema de segurança, com oito entradas para o evento, de forma que cada entrada conta com equipes de revista. A intenção é coibir que pessoas entrem no evento com armas, drogas e materiais ilícitos. A entrada de cooler, assim como bebidas em garrafas de vidro, está liberada.
Ônibus de Mossoró funcionam em horários especiais neste sábado
O transporte coletivo de Mossoró terá funcionamento especial neste sábado, 4, dia em que ocorre o Pingo da Mei Dia. O serviço oferece horários adicionais nas linhas Abolição, Nova Vida e Vingt Rosado, e é mais uma opção de mobilidade para os participantes da festa, que marca a abertura do Mossoró Cidade Junina 2022.
Além do quadro normal do sábado, foram acrescidos três horários na linha Abolição/Santa Delmira, para saída do bairro: 13h15, 15h20 e 17h05. Do Centro, as partidas adicionais serão: 14h15 e 16h15. Em todas as viagens da linha, o ônibus atenderá aos moradores do Conjunto Santa Júlia/Abolição V.
No caso da linha Vingt Rosado, os horários adicionais, com saída do bairro, serão às 13h, 14h20, 15h40 e 17h. Para a saída do Centro, no Terminal do Carcará, os ônibus partirão às 13h55, 15h15 e 16h35 com destino ao bairro.
Já a linha Nova Vida terá complemento de horários, com saída do bairro às 13h50, 15h05, 16h30 e 17h50. As partidas adicionais do Terminal Carcará em direção ao Nova Vida serão às 14h35, 15h55 e 17h15.
PROGRAMAÇÃO DE SHOWS DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA
Os shows do Mossoró Cidade Junina 2022 serão abertos na quinta-feira, 9, com apresentação do cantor cearense Wesley Safadão no palco principal da Estação das Artes Elizeu Ventania. Veja as datas de todos os shows do MCJ:
9 de junho - quinta-feira
Wesley Safadão
Cavaleiros do Forró
10 de junho - sexta-feira
Mari Fernandez
Nattan
11 de junho - sábado
Bonde do Brasil
Eric Land
Limão com Mel
12 de junho - domingo
Matheus e Kauan
16 de junho - quinta-feira
Toca do Vale
Xand Avião
17 de junho - sexta-feira
Dorgival Dantas
Raí Saia Rodada
18 de junho - sábado
Walkyria Santos
Taty Girl
Mara Pavanelly
23 de junho - quinta-feira
Alceu Valença
24 de junho - sexta-feira
Lagosta Bronzeada
Fagner
Bartô Galeno
25 de junho - sábado
Parangolé
Zé Cantor
Tags: