Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 15h00 | 04 Jul 2022 | redação Começa nesta terça-feira o maior evento de petróleo e gás onshore do País

Crédito da foto: Arquivo Edção de 2018 do Mossoró Oil & Gas Expo

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Entre 5 e 7 de julho, Mossoró sediará o maior evento nacional com foco no setor de exploração e produção de petróleo e gás em campos terrestres. A edição de 2022 do Mossoró Oil & Gas Expo será realizada no Expocenter, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), com 100% de sua programação de forma presencial.

O evento reunirá os principais agentes públicos e privados envolvidos no ambiente de exploração, produção, comercialização, refino e distribuição de óleo e gás no Brasil em áreas terrestres.

Estarão presentes nas discussões entidades como a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério de Minas e Energia (MME), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), SEBRAE, FIERN. Também participarão as maiores operadoras de petróleo e gás do país. Entre elas, a 3R Petroleum e Potiguar E&P, que recentemente adquiriram a maior parte dos ativos da Petrobras no Rio Grande do Norte.

“Por reunir os principais atores da cadeia produtiva do petróleo e gás do Brasil, o Mossoró Oil & Gas possibilita contato direto entre empresas fornecedoras de bens e serviços e com atuação na produção, como PetroReconcavo e 3R Petroleum, operadoras independentes que assumiram os campos maduros do Rio Grande do Norte, antes operados pela Petrobras”, explicou Anabal Santos Jr., Secretário Executivo da ABPIP.

A ABPIP e suas empresas associadas participarão das discussões em todos os dias do Mossoró Oil & Gas Expo e a associação terá um estande no evento, que servirá como ponto de encontro entre operadores e fornecedores dentro da feira. Anabal Santos Jr. vai palestrar no painel de abertura, 5 de julho, às 14h30, com o tema “Onshore: Caminhos para um Marco Regulatório”. Já a presidente da Associação, Luciana Borges, participará do painel “Talk Show - Empoderamento Feminino no Onshore Brasileiro”, no dia 6 de julho, às 13h.

O Secretário Executivo destaca na programação o Face2Face, que será realizado no dia 7 de julho, às 13h. “Num formato inovador, os CEOs das duas empresas operadoras independentes atuantes no Rio Grande do Norte, Marcelo Magalhães, da PetroReconcavo, e Ricardo Savini, da 3R Petroleum, serão colocados frente a frente para uma divertida e instrutiva comparação de portifólios, atuação e cultura dessas empresas”, contou Santos Jr.

Com a presença de grande parte das empresas associadas no evento, a Associação também realizará uma reunião exclusiva para este público, o ABPIP Day, no início na Mossoró Oil & Gas Expo, no dia 5, às 9h30, com o objetivo de estreitar as relações e realinhar o planejamento para o ano, além de apresentar operadores a fornecedores.

O presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, informa que, além da exposição institucional, em mais de 90 estandes, o Moge contará com vasta programação técnica. As palestras e painéis temáticos serão apresentados, ao longo dos três dias de evento, nos espaços denominados de Arena Petróleo e Gás e Arena Inovação. A expectativa é que reúna mais de 2 mil pessoas nesta edição.

O evento contará com duas Arenas, onde serão debatidos temas relevantes do mercado onshore e inovações. Na Arena Petróleo e Gás, os painéis serão compostos por discussões técnicas e mercadológicas, com ênfase no cenário atual e nas tendências do onshore brasileiro e a ampliação de oportunidades das atividades de petróleo e gás em terra do país.

As apresentações serão feitas por especialistas do setor, oriundos do Brasil e do exterior. A ideia é aprofundar as discussões em torno das novas oportunidades das atividades de petróleo e gás em terra do país.

Nos três dias de evento, serão abordados temas como caminhos para um marco regulatório; midstream / downstream - oportunidades do onshore brasileiro; empoderamento feminino no onshore brasileiro; tecnologias aplicadas à recuperação em campos maduros, além de novas fronteiras de óleo e gás, perspectivas do mercado do gás no onshore e poço transparente - desafios técnicos e regulatórios.

Na Arena Inovação, as discussões serão voltadas à tecnologia e inovação no segmento onshore, com oficina para projetos de P, D & I para óleo e gás. Será realizado, ainda, o Demoday Mossoró Oil & Gás, uma espécie de pitch de startups selecionadas para empresas de óleo e gás convidadas.

“Já na Arena Inovação, haverá discussões e apresentação de soluções tecnológicas e inovadoras para melhorias de processos, oficina para projetos de P, D & I para óleo e gás, além do Demoday Mossoró Oil & Gás (pitch de startups selecionadas para empresas de óleo e gás convidadas)”, informa Gutemberg Dias.

Em paralelo, o evento ainda traz o Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, atividade acadêmica em parceria com a Ufersa, e a rodada de negócios, reunindo empresas ofertantes e grandes operadoras. O evento também oferecerá apresentações de trabalhos, plenárias e minicursos.

NEGÓCIOS

O gestor do projeto de Petróleo e Gás do Sebrae RN, Robson Matos, acrescenta que o Moge vai além das exposições e discussões em torno da cadeia produtiva do petróleo e gás. “Também oportuniza geração de novos negócios, ao promover intercâmbio comercial entre empresas compradoras e fornecedoras do setor, em evento denominado PetroSupply Meeting”, diz.

Capitaneado pelo Sebrae RN, a iniciativa contempla negócios tanto no segmento de exploração e produção quanto no setor de refino e transporte. Na edição deste ano, os encontros de negócios ocorrerão das 14h às 18h, nos três dias de programação.

 

Em seis anos, evento saiu de 10 para 80 stands

Legenda: No 1º ano do evento houve participação de 100 pessoas; neste ano serão 2.000

Como Fórum Onshore Potiguar, o Mossoró Oil & Gas surgiu em 2016. Nesses seis anos, o evento teve crescimento substancial. Ele saiu de 10 stands no primeiro ano para 80 stands neste ano.

A participação de pessoas também teve aumento no período. Saiu de 100 pessoas no primeiro evento, realizado em 2016, e chegou a 2.000.

Ele é realizado pela Redepetro RN e Sebrae RN, com apoio de ABPIP, FIERN, Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró, patrocinadores e outros parceiros. O evento reafirma Mossoró como capital do onshore brasileiro em fase otimista do setor em face do reaquecimento da produção.

Os interessados em participar das palestras e painéis da edição 2022 do Moge têm até este domingo (3) para efetuar a inscrição, no site institucional do evento https://mossorooilgas.com.br/, onde devem preencher o formulário disponível na aba “inscrições”.

Após esse prazo, serão aceitas somente inscrições na modalidade presencial.

 

PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA: 5 DE JULHO DE 2022

12h – Mostra de empresas

13h - Abertura Oficial

14h30 - Painel 1 - Onshore: Caminhos para um marco regulatório

16h - Painel 2 – Midstream/Downstream: Oportunidades do Onshore Brasileiro

18h – Networking

Arena Inovação

14h as 18h - Painel: Tecnologia e Inovação no segmento Onshore. Neste painel, diferentes empresas operadoras onshore irão apresentar informações sobre tendências de uso e demanda por novas tecnologias e inovações. Público-alvo: empresas e ICT que atuam como desenvolvedoras/fornecedoras de soluções de inovação.

Petrosuplly Meeting

Encontro de Negócios – 14h as 18h

III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro

8h – Abertura

8h30 – Minicursos (Simpósio)

14h as 18h – Apresentação de trabalhos

QUARTA-FEIRA: 6 DE JULHO DE 2022

9h – Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente para Instalações Terrestres – SOMAT

12h – Mostra de empresas 13h – Talk Show – Empoderamento Feminino no Onshore Brasileiro

14h30 - Painel 3 - Tecnologias aplicadas à recuperação em campos maduros

16h - Painel 4 – Novas Fronteiras de Óleo e Gás 18h – Networking

Arena Inovação

14h as 18h - Demoday Mossoró Oil & Gás (Pitch de startups selecionadas para empresas de óleo e gás convidadas). Neste Demoday empresas Startups/Base Tecnológica irão apresentar soluções tecnológicas aplicadas à indústria de óleo e gás. Público-alvo: empresas que demandam por soluções tecnológicas.

Petrosuplly Meeting

Encontro de Negócios – 14h às 18h

III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro

8h30 – Minicursos (Simpósio)

14h as 18h – Apresentação de trabalhos

QUINTA-FEIRA: 7 DE JULHO DE 2022

7h - Visita Técnica

12h – Mostra de empresas

13h – Face2Face – Marcelo Magalhães (CEO PetroReconcavo) e Ricardo Savini (CEO 3R Petroleum)

14h30 - Painel 5 – Perspectivas do Mercado do Gás no Onshore

16h - Painel 6 – Poço Transparente: Desafios Técnicos e Regulatórios

18h – Networking

Arena Inovação

14h as 18h – Oficina para Projetos de P, D & I para Óleo e Gás. Painel onde a ANP e convidados irão orientar ICT e empresas sobre o processo para submeter projetos de P,D&I para captarem recursos das Cláusula P,D&I da ANP.

Petrosuplly Meeting

Encontro de Negócios – 14h às 18h

III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro

8h30 – Minicursos (Simpósio)

14h as 18h – Apresentação de trabalhos

Tags:

Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró
petróleo
gás
onshore
economia
Brasil

voltar