Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 12 Jul 2022 | Redação Hospital Rafael Fernandes tem 100% dos leitos críticos e 93% dos clínicos ocupados

Crédito da foto: Arquivo Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró

Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

O Hospital Rafael Fernandes (HRF) contava até o início da noite desta segunda-feira (11) com apenas um leito vago dos 29 instalados atualmente na unidade hospitalar para o tratamento da Covid-19. O número constava no Regula RN, plataforma que acompanha em tempo real a situação dos leitos críticos e clínicos em todo o Rio Grande do Norte.

Conforme o portal, todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva do HRF estavam ocupados, representando 10% de taxa de ocupação deste perfil de leito. Já em relação aos leitos clínicos, a ferramenta apontava que havia apenas um leito dos 16 instalados no momento no hospital para os cuidados com os pacientes acometidos pela doença. O percentual de ocupação estava em 93,75%.

Desde o início do mês de junho que a ocupação de leitos fica próximo de sua totalidade e vem aumentando até chegar aos 10 atuais. Esse número vem desde o começo do mês corrente.  Esta situação de lotação máxima dos leitos vem desde o último dia 25 do mês passado. Naquela oportunidade, os sete leitos críticos estavam ocupados.

No dia seguinte, a taxa de 100% continuou, agora com os oito leitos de UTI ocupados com pacientes acometidos pela doença. Nos dias 27 e 28, o Rafael Fernandes registrou também a ocupação total da ala destinada para o tratamento da Covid-19. Nos dias 1º e 4 de julho, o percentual de leitos críticos ocupados foi o menor deste período, alcançando 90%. Nos demais, chegou a 100%.

Ainda de acordo com a plataforma, o Hospital Rafael Fernandes passou 21 dias consecutivos sem nenhum paciente internado em leito crítico. Este período compreendeu os dias 9 de maio e 1º de junho. Foi justamente neste período que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reverteu os leitos UTI Covid para UTI geral.

A última vez que o Rafael Fernandes tinha registrado todos os 10 leitos operacionais ocupados foi no dia 15 de fevereiro. A diminuição, segundo o Regula RN, dos leitos começou no dia 25 de março. Entre o final de fevereiro e início da segunda quinzena de junho do ano passado a ocupação dos leitos críticos ficava acima dos 90%, sendo que na maioria absoluta desse período o índice era de 100%.

A Sesap percebeu nas últimas semanas o número de casos aumentando em todo o território potiguar. As subvariantes da Ômicron (BA.4-like e BA.5-like) em circulação no Rio Grande do Norte poderiam estar associadas à elevação dos registros.

Por conta do aumento de casos no território potiguar, no início do mês de junho o Governo do Rio Grande do Norte recomendou a volta do uso de máscara de proteção facial em locais fechados.

O decreto que flexibilizou o uso de máscara em locais fechados foi publicado no início de abril deste ano. Já O que facultou em locais abertos foi divulgado no início da segunda quinzena de março, também do ano corrente. O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda no número de casos e óbitos em semanas anteriores foram fatores primordiais para a tomada da decisão.

DADOS

Dados do Informe Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde apontam que o município de Mossoró contabiliza 652 mortes em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020.

Ainda segundo o documento, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte soma 40.534 casos confirmados. Já o número de casos descartados chegou a 81.712 no período.

 

LEITOS CRÍTICOS

Ocupados: 10

Vagos: 00

Total: 10

Taxa: 100%

LEITOS CLÍNICOS

Ocupados: 15

Vagos: 1

Total: 16

Taxa: 93,75%

Regula RN

 

RN registra 111 novos casos e 1 morte em 24 horas

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou nesta segunda-feira (11) que o Rio Grande do Norte registrou mais de 110 novos casos e 1 morte em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas anteriores à atualização dos dados sobre a pandemia do novo coronavírus no território potiguar.

A última atualização publicada no boletim epidemiológico aponta que foram diagnosticadas 111 novas infecções provocadas pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. O óbito notificado e confirmado no período ocorreu em Caicó.

Desde o início do período pandêmico, em março de 2020, o Rio Grande do Norte acumula 535.619 casos confirmados da doença. Deste total, 515.813 são considerados casos recuperados.

Ainda de acordo com a Sesap, o RN tem no momento 2.225 casos suspeitos. Há também o total de 1.004.451 casos descartados. O número de casos em acompanhamento é de 11.517 até a última atualização.

O Rio Grande do Norte contabiliza em todo esse período de pandemia 8.289 vítimas da Covid-19. O estado tem atualmente 1.338 mortes em investigação e outras 1.434 já descartadas para o novo coronavírus.

Tags:

Mossoró
Hospital Rafael Fernandes
Covid-19
UTI
leito

voltar