Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A edição 2022 da Festa do Bode, que acontece entre os dias 11 e 14 de agosto, no Centro de Exposições Armando Buá, ao lado da Ufersa, está com as inscrições abertas para os produtores de ovinos, caprinos, bovinos, equinos, asininos e muares que desejam participar do evento. As inscrições podem ser feitas até o início do evento e devem ser realizadas por meio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região Oeste (ASCCOM).
A ASCCOM é a entidade responsável pelos produtores de Mossoró e região. Já a Associação Norte-Riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC/RN) é a responsável pelas inscrições dos produtores de outras cidades do RN e de outros estados que também desejam participar do evento, que é promovido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Poderão entrar no Parque de Exposições Armando Buá para participar das competições e exposições animais de todas as idades das espécies ovino, caprino, bovino, equino, asinino e muar. As raças que farão parte das competições são: caprino Boé; ovinos Santa Inês e bovinos da raça Sindi.
Uma das competições mais concorridas da festa é o Torneio Leiteiro de Cabras que acontecerá em nível municipal e estadual. Os produtores devem ficar atentos à documentação exigida para que os animais possam ser inscritos nas competições. Ao todo, o evento terá R$ 75 mil em premiações.
Para caprinos e ovinos serão exigidos: Guia de Trânsito Animal (GTA) e Atestado Sanitário emitido por médico(a) veterinário(a) habilitado(a); para bovinos GTA, comprovante de vacinação contra febre aftosa, comprovante de vacinação contra Brucelose (somente fêmeas de 3 a 8 meses) e exame negativo para Brucelose e Tuberculose; e para equídeos será exigido GTA, comprovante de vacinação contra a Influenza equina e exame negativo para Anemia Infecciosa e Mormo.
Esta edição marca o retorno da Festa do Bode após o período de dois anos de restrição em virtude da pandemia. O evento conta com exposições e leilão de animais, feira de artesanato, espaço gastronômico, seminários e cursos, apresentações artísticas e culturais, estação tecnológica, torneio leiteiro, oportunidades de negócios, entre outras atividades.
Para a edição deste ano, a previsão da Secretaria é que o número de participantes e visitantes seja bem maior, com mais de 30 mil pessoas presentes, entre produtores e visitantes, durante os quatro dias de evento que faz parte do calendário cultural de Mossoró.
“Para esta edição da Festa do Bode estamos aguardando a participação de mais de 30 mil visitantes, teremos mais de 100 expositores, mais de mil caprinos e ovinos e mais de 100 cabeças de gado da raça Sindi. A nossa expectativa é muito boa para a festa deste ano”, destacou Faviano Moreira.
A Festa do Bode 2022 também expandiu o espaço de comercialização para barraqueiros. Uma primeira reunião com os comerciantes interessados já aconteceu no último dia 6 e já está previsto outro encontro entre barraqueiros e organização da festa para o próximo dia 20, também no Parque de Exposições Armando Buá.
Tags: