Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 19 Jul 2022 | REDAÇÃO Mossoró vacina mais de 100 crianças de 3 a 4 anos no fim de semana

Crédito da foto: Wilson Moreno/PMM João Sabino, pai de Henrique, levou o seu filho de 3 anos para se vacinar neste sábado

Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

No primeiro fim de semana de vacinação contra a Covid-19 destinada ao público de 3 a 4 anos de idade, o município de Mossoró aplicou mais de 100 doses da CoronaVac para pessoas desta faixa etária.

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte iniciou a vacinação de crianças de 3 a 4 anos no último sábado (16). Nos dois pontos disponibilizados para a imunização da população mossoroense foram aplicadas 111 doses do imunizante.

Em Mossoró, Henrique foi a primeira criança com 3 anos de idade a ser imunizada contra a Covid-19. Logo no início da manhã, os pais levaram o filho para se proteger. “Graças a Deus que começou vacinação e agora vamos dar a proteção ao nosso filho contra esse vírus. Quanto mais doses chegarem e for baixando a idade de vacinação é melhor para todos ficarem seguros, principalmente a nossa família”, destacou o guarda civil municipal João Sabino, pai da criança.

NOTA TÉCNICA

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota técnica a respeito da vacinação contra a Covid-19 para crianças entre três e quatro anos, a partir de deliberação feita em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte.

A orientação da Sesap aos municípios, entes responsáveis pela aplicação dos imunizantes, é que sejam seguidas as normas técnicas da Anvisa, incluindo o intervalo temporal de 28 dias entre a primeira e a segunda doses, assim como a aplicação da vacina em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, devendo ser evitada a modalidade drive-thru.

O documento leva em consideração a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar a aplicação de CoronaVac para essa faixa etária e a espera de posicionamento do Ministério da Saúde sobre o envio de doses para cobertura vacinal desse público.

ESTOQUE

A Secretaria Estadual de Saúde também informou que em virtude da falta de doses em estoque e de sinalização por parte do Ministério da Saúde para envio dos imunizantes para o público infantil, articulou junto aos municípios um levantamento das vacinas disponíveis.

De acordo com a pasta estadual, 113 das 167 secretarias de saúde municipais, até o momento, responderam à consulta, perfazendo um total de 94.773 doses de CoronaVac estocadas a nível municipal. O público-alvo estimado para esses 113 municípios é de 82.980 crianças, não podendo assim ser totalmente atendido em virtude da necessidade de se reservar as duas doses.

A população total estimada para o RN nessa faixa etária, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 95.901 crianças. Em Mossoró, esse número é de 7.885.

AUTORIZAÇÃO

A medida atendeu recomendação do Ministério da Saúde de aplicar a vacina CoronaVac contra covid-19 para crianças de 3 a 5 anos. Em nota divulgada na sexta-feira (15), o órgão informou que os estoques já existentes nos estados e municípios devem ser utilizados também nesse novo público. No entanto, o ministério informou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”.

Dois dias antes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia aprovado a ampliação da autorização de uso emergencial do imunizante. A decisão passa a incluir na sua bula a faixa etária de 3 a 5 anos de idade.

A autorização de uso emergencial da Anvisa permite que a faixa etária de 3 a 5 anos possa ser vacinada no Brasil, onde receberá a mesma dose que hoje já é aplicada na faixa etária de 6 a 17 anos e nos adultos. O pedido de ampliação de uso do Instituto Butantan foi protocolado na Agência no dia 11 de março deste ano.

A PARTIR DE 30 ANOS

Além dessa novidade, Mossoró também iniciou no fim de semana passado a aplicação da segunda dose de reforço, a chamada quarta dose para pessoas a partir de 30 anos.

FIM DE SEMANA

Entre sábado (16) e domingo (17) Mossoró aplicou 2.875 doses, sendo 1.695 doses de vacinas contra a Covid-19 e 1.180 doses de proteção contra a Influenza.

 

Mossoró conta com três pontos extras para vacinação nesta semana

Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação nesta semana no município ocorrerá em três pontos extras e nas Unidades Básicas de Saúde, tanto na zona urbana como rural.

O ponto instalado no Partage Shopping Mossoró funciona de segunda a sábado das 10h às 18h e aos domingos das 11h às 18h. Já hoje (19) e amanhã (20) a Universidade Potiguar também estará com ponto extra das 7h30 às 17h.

Até está quinta-feira (21) a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) contará com ponto de vacinação. O horário de vacinação vai das 12h30 às 19h.

Vale salientar que a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é aplicada em pessoas a partir dos 3 anos de idade. Já a segunda dose é para adolescentes a partir dos 12 anos, obedecendo ao intervalo para a 1ª dose preconizado pelo Ministério da Saúde.

A terceira dose também é para pessoas a partir dos 12 anos, após 4 meses da aplicação da 2ª dose. Por fim, a quarta dose é aplicada agora em pessoas a partir de 30 anos, que tomaram a 3ª dose há quatro meses.

Já em relação à vacinação contra a Influenza, o município de Mossoró está imunizando a população em geral, a partir de 6 meses de vida, além dos grupos prioritários.

Tags:

Covid-19
Mossoró
crianças
vacinação

voltar