Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
Monitoramento do RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, apontou que o município de Mossoró estava prestes a completar 20 mil crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose.
Mossoró foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a iniciar a vacinação deste público. A segunda maior cidade potiguar contabilizava 19.937 crianças nesta faixa etária imunizadas com a 1ª dose.
O número representava 69% do público-alvo nesta faixa etária, estimada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em 28.809 crianças de 5 a 11 anos. Conforme o RN Mais Vacina, a meta de vacinação deste público é de 25.928.
Ainda de acordo com a plataforma, 45% destas crianças nesta faixa etária estavam totalmente vacinadas. O percentual corresponde à soma das pessoas que receberam a D1 (primeira dose), D2 (segunda dose) e DU (Dose Única). O número chegava a 13.143.
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 começou em Mossoró no início de janeiro. Já a imunização da faixa etária entre 3 e 4 anos iniciou no fim de semana passado com a autorização do Ministério da Saúde (MS) para começar a imunização deste público contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença.
Mossoró tinha até o fechamento desta edição 5.836 crianças que excederam o prazo para receber a segunda dose. Para aumentar a cobertura vacinal das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou que a partir de 1º de agosto vai iniciar o projeto “Mossoró Vacina nas Escolas”.
Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) ficará responsável pelas escolas do bairro. O cronograma das escolas que receberão a ação sairá nos próximos dias.
RIO GRANDE DO NORTE
Em termos de Rio Grande do Norte, o percentual de crianças vacinadas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus chega a 65%. São, ao todo, 218.239 na faixa de 5 a 11 anos. A Secretaria Estadual de Saúde estima que estão aptas a serem vacinadas contra o novo coronavírus em todo o estado 335.093 crianças desta faixa etária.
Ainda segundo o RN Mais Vacina, o RN tem 142.178 crianças nesta faixa etária totalmente imunizadas contra a doença. O número representa 42% dos vacinados com a primeira dose, segunda dose e dose única.
O Rio Grande do Norte contabilizava 59.619 pessoas nesta faixa com a segunda dose em atraso, ou seja, excederam o prazo para retornar a uma sala de vacinação e encerrar o esquema vacinal.
No Rio Grande do Norte, esta vacinação foi aprovada pela Câmara Técnica e COSEMS, devendo ser oferecida a todas as crianças com idade entre 5 a 11 anos, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 15 de dezembro de 2021 a ampliação do uso da vacina Comirnaty para aplicação em crianças de 5 a 11 anos. Em 16 de dezembro, enviou ofício ao Ministério da Saúde recomendando ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a inclusão dessa vacina.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças têm menos sintomas de infecção por SARS-CoV-2 em comparação aos adultos, sendo menos propensos a desenvolver COVID-19 grave.
A formulação da vacina para crianças de 5 a 11 anos é aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina é na cor laranja. A medida é para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levam as crianças para serem vacinadas.
Tags: