Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A Operação Sorriso, que está presente no Brasil desde 1997 e oferece cirurgia e tratamento gratuitos para crianças e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina, tem mais uma missão confirmada em Mossoró. Nesta terça-feira, 2, a Prefeitura de Mossoró anunciou que a sétima edição da missão ocorrerá entre os dias 16 e 22 de janeiro de 2023.
As cirurgias serão realizadas em crianças e na população em geral de Mossoró e de municípios circunvizinhos. A secretária Municipal de Saúde, Morgana Dantas, destacou que os trabalhos já iniciaram para a realização da ação no primeiro mês do próximo ano. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) foi o local escolhido para a triagem.
Anteriormente, a atividade era realizada no PAM do Bom Jardim. A triagem no CER ocorrerá no dia 16 de janeiro 2022. Os dias cirúrgicos serão de 18 a 22 do mesmo mês no Hospital Wilson Rosado (HWR). “A Operação Sorriso do Brasil voltará a Mossoró em janeiro de 2023. Nós vamos realizar a triagem dos pacientes em 16 de janeiro no Centro Especializado em Reabilitação de Mossoró. E as cirurgias serão realizadas de 18 a 22 de janeiro 2023”, disse a secretária.
“Nós já estamos trabalhando junto com a Associação Operação Sorriso, para que possamos realizar a triagem desses pacientes da cidade e de outros municípios. Assinamos o termo de compromisso na presença de nossa ouvidora Janaína Holanda e com Mariana (Alves), responsável pelo projeto Operação Sorriso no Brasil”, complementou Morgana Dantas.
Para participar da seleção é necessário o nome do paciente, endereço, cartão SUS e uma foto. Sendo o paciente menor de idade, os documentos da mãe também devem ser apresentados. A Prefeitura é a responsável por dar o suporte reservando espaço para a triagem dos pacientes, exames laboratoriais pré-cirúrgico e logística de apoio enquanto durar a missão.
A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, reunindo cerca de 6 mil profissionais da área da saúde de 80 países. Por meio da Operação, os voluntários atuam em missões humanitárias. O grande objetivo desse projeto é transformar a vida dessas pessoas, devolvendo-lhes o sorriso, a autoestima e a perspectiva de inclusão social.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as fissuras faciais são muito comuns, de forma que, a cada três minutos, uma criança nasce no mundo com fissura labial e/ou palatina. Enquanto a fissura labial é a abertura que acontece no lábio superior, a fenda palatina é a abertura no céu da boca, também conhecido como palato.
Albem será ponto de acolhida para pacientes e acompanhantes
Pelo quinto ano, o Albergue de Mossoró (Albem) será parceiro da Operação Sorriso e ofertará acolhida para os pacientes e seus acompanhantes que não têm onde ficar em Mossoró, durante a realização da missão. Levando em consideração o número de pessoas que foram beneficiadas nas edições anteriores, a expectativa é de que mais de 70 pessoas sejam assistidas pelo Albem.
De acordo com o diretor do Albergue de Mossoró, Edson Oliveira, a coordenadora de Programas Cirúrgicos da Operação Sorriso no Brasil, Mariana Alves, entrou em contato com a instituição solicitando o apoio e cooperação para a realização de mais uma missão em Mossoró. Edson contou que já foram realizadas algumas reuniões de planejamento para definir as melhores formas de acomodação dos pacientes e dos seus acompanhantes no local.
O Albem é uma instituição que acolhe acompanhantes de pacientes de outros municípios do Rio Grande do Norte e de outros estados, que estão internados nos hospitais públicos de Mossoró e não têm onde ficar. O local dispõe de acomodação e alimentação para essas pessoas, que são enviadas pelo setor de Serviço Social dos hospitais.
Apesar de não abrigar os pacientes, o Albem abre a única exceção durante a Operação Sorriso. “A única exceção assegurada para receber pacientes e crianças é a causa da Operação Sorriso. Abrimos essa exceção porque entendemos que é uma causa importantíssima que proporciona autoestima para essas pessoas. Elas voltam a ter dignidade e a sorrir novamente” informou Edson Oliveira.
As reuniões de planejamento estão sendo realizadas para proporcionar uma melhor acomodação às crianças e aos familiares. Edson Oliveira lembrou que, mesmo durante a Operação Sorriso, o Albem continua recebendo os acompanhantes dos pacientes. “Temos que preparar a melhor logística para receber esse público e continuar prestando nossos serviços aos pacientes”, conclui.
Tags: