Por César Santos / Jornal de Fato
Acontece nesta quinta-feira, 4, o 1º Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Mossoró e Região, com palestrantes que vão abordar perspectivas de crescimento de vários setores da economia local e regional. Rodada de oportunidade de negócio com marcas reconhecidas nacionalmente. O evento será realizado no Requinte Buffet, às 18h30, dentro da programação de 15 anos do Partage Shopping Mossoró.
O padre Charles Lamartine, gestor do Colégio Diocesano e Universidade Católica, é um dos palestrantes do Fórum. O gestor educacional vai abordar "Polo educacional mossoroense em desenvolvimento: impactos relevantes para economia do Oeste Potiguar".
A mesa de debate terá a reitora Cicília Maia e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio da Costa Torres, da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN).
Na sequência, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – Mossoró, empresário Stênio Max, abordará o tema: “Radar Econômico: as perspectivas de oportunidades de uma das regiões mais promissoras do Nordeste”.
Debaterá com tema os presidentes do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), empresário Michelson Frota, e da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), empresário Nilson Brasil.
O cenário atual de varejo da Região Oeste Potiguar será debatido em painel que terá o executivo Rafael Puerta, da Chocolates Brasil Cacau, e Adriano Capobianco, diretor comercial e de novos negócios do Grupo Partage Shopping.
O debate, que terá como moderador o jornalista Moisés Albuquerque, contará ainda com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Franklin Filgueira.
Não há dúvida que o Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Mossoró e Região se traduz em grande oportunidade para os setores produtivos encontrarem o melhor caminho para devolver a econômica local e regional aos trilhos do crescimento, principalmente no pós-pandemia, que se apresenta como um grande desafio.
Mossoró é uma cidade polo que, naturalmente, absorve as demandas econômicas de regiões como Oeste, Costa Branca, Vale do Açu e parte do Jaguaribe, no Ceará. É possível constatar, diariamente, transportes alternativos com placas de dezenas de municípios potiguares, cearenses e paraibanos, que trazem os consumidores para o comércio local.
A rede educacional é outro ponto de convergência regional. Basta observar o perfil dos estudantes das universidades públicas e privadas e da rede de ensino básico. O polo educacional se formou por gravidade.
O perfil socioeconômico de Mossoró é incontestável, porém, a cidade se ressente de um projeto macro que envolva todos os setores econômicos e o poder público. Não há um planejamento que possa apontar os caminhos que devem ser seguidos, muito menos políticas públicas nesse sentido. Daí, a importância do debate que hoje será oportunizado pelo evento organizado pelo Partage Shopping.
Que os representantes dos segmentos produtivos e dos poderes públicos se façam presentes, apoiem a ideia e que outros eventos com esse objetivo possam ser organizados e realizados mais vezes.
Tags: