Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 06h00 | 07 Ago 2022 | redação Ney Robson: ‘Estamos trazendo as maiores celebridades da odontologia do país’

Após dois anos suspenso, em razão da pandemia, Mossoró volta a sediar o Congresso Brasileiro de Odontologia – Celebrar 2022. Trata-se de um dos maiores encontros e trocas de conhecimento da odontologia do país. Ney Robson apresenta as novidades

Crédito da foto: Jornal de Fato Ney Robson está no Cafezinho com César Santos

Após dois anos suspenso, em razão da pandemia da Covid-19, Mossoró volta a sediar o Congresso Brasileiro de Odontologia – Celebrar 2022. Trata-se de um dos maiores encontros e trocas de conhecimento da odontologia do país.

São quase 50 palestrantes, entre eles, celebridades como Rafael Puglisi, o dentista do jogador Neymar; o professor doutor Leopoldino Capezola, referência da ortodontia brasileira; e cirurgiã-dentista Carla Gamba, especialista em saúde coletiva da família, com extensão em sedação consciente e atendimento de pacientes com necessidades especiais.

O Celebrar é uma realização do Instituto de Ensino e pesquisa Oral Clínica, fundado e dirigido pelo odontólogo Ney Robson. É com ele que o “Cafezinho com César Santos” conversa nesta edição. Empolgado com o sucesso antecipado do Celebrar 2022, Ney Robson fala da importância do congresso e antecipa novidades que estão presentes nas áreas do conhecimento e da tecnologia.

Após dois anos suspenso em razão da pandemia da Covid-19, o Celebrar retorna com expoentes da odontologia brasileira. Quais são as suas expectativas?

A nossa expectativa inicial está sendo superada porque o interesse pelo Celebrar está acima do esperado. As pessoas estão com espírito renovado, procurando sair mais de casa, procurando ocupar os seus espaços, buscando encontrar com outras pessoas para compartilhar as suas ideias, os seus conhecimentos, fazer esse networking (compartilhamento de informações ou serviços entre pessoas, empresas ou grupos). Inclusive, o tema da edição 2022 do Congresso Celebrar é reencontro, aonde a gente vai nos reencontrar e compartilhar um novo momento, vamos assim dizer. Então, as expectativas são excelentes, estamos recebendo inscrições de vários estados e acreditamos que teremos um grande evento.

 

Qual a importância, sob o ponto de vista do conhecimento da odontologia, que o congresso traz?

A velocidade das informações em todas as áreas, ela está cada vez mais determinante na vida profissional das pessoas. O profissional que não acompanhar essa velocidade de conhecimento, ele ficará para trás. Veja que há pouco mais de uma ou duas décadas, a gente estudava através dos livros físicos, nas faculdades, nos bancos escolares, etc. Hoje, a gente estuda através do E-book e a cada dois minutos tem um artigo publicado na Europa, na América do Norte. O principal diferencial desse tipo de congresso, que a gente está propondo, é trazer grandes nomes da odontologia que vão apresentar informações atualizadíssimas em uma velocidade rápida. O Congresso Celebrar vai proporcionar durante três dias essa bolha de conhecimentos, que vai ser compartilhada com todos os participantes.

Quais são os destaques entre as celebridades da odontologia brasileira que estarão presentes em Mossoró?

Nossa filosofia é de valorizar todos os profissionais, principalmente de nossa terra e região. Temos grandes profissionais da odontologia em Mossoró, Natal, no Rio Grande do Norte, no Ceará. Mas, também buscamos e estamos trazendo expoentes da vanguarda da odontologia brasileira em diversas áreas. Por exemplo, na área da ortodontia, que é o segmento de aparelho ortodôntico, teremos o maior nome da ortodontia da América do Sul, é um bestseller da ortodontia mundial, com centena de artigos publicados em diversas revistas no mundo inteiro, livros lançados, que é o professor Leopoldino Capeloza, de São Paulo. Ele é um dos expoentes. Na área de cuidar de pacientes especiais e odontopediatria de crianças, onde se exige muita eficiência, vamos debater o tratamento através de novos aparelhos onde se pode dormir sem a necessidade de ir ao hospital, sem precisar da sedação anestésica, vamos assim colocar. Nós estamos trazendo os dois maiores expoentes do Brasil. Um é de São Paulo, o professor Júlio Bassi, e outra é a cirurgiã-dentista Carla Gamba, do Rio de Janeiro.

 

Há uma expectativa muito grande em torno da presença do dentista das celebridades, Rafael Puglisi, que ganhou fama por ser o dentista do jogador Neymar. Ele será a principal referência na área de estética?

Estamos trazendo grandes nomes da vanguarda da estética de várias partes do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Sem dúvida, Rafael Puglisi será um dos nomes mais importantes do Congresso Celebrar. Ele é um dos mais famosos do mundo. Puglisi é dentista de Neymar, de artistas globais, mas o importante é destacar que ele faz parte de uma geração de uma família que há décadas é referência na odontologia brasileira. Puglisi é um jovem estudioso, tem uma dinâmica clínica diferenciada e ele prática a filosofia do congresso, que é a questão da velocidade. Ele consegue realizar em poucos dias procedimentos que antes duravam meses. Puglisi vai transmitir os seus conhecimentos no nosso congresso em Mossoró.

O que o Celebrar vai trazer de novidade em termos de tecnologia?

Tem dois pontos importantes que o Congresso Celebrar vai apresentar. Um deles é o tratamento de pacientes especiais e de crianças através de aparelhos que promovam uma sedação anestésica, como já citei agora há pouco. A outra questão é a tecnologia de se fazer procedimentos de prótese, lentes de contato e implantes através de um fluxo digital, que traz muito mais rapidez, muito mais eficiência nos seus tratamentos. Esses são os dois grandes segmentos que serão discutidos no Celebrar e, certamente, vão promover inovação no segmento local.

 

O tratamento odontopediátrico, que sempre foi motivo de receio da criança, precisa ser discutido para essa sensação de medo entre os pacientes?

De certa forma, ainda existe uma barreira muito grande de crianças em relação ao tratamento odontológico, uma fobia, digamos assim. As técnicas e os equipamentos que hoje têm no mercado quebram essa barreira, fazendo com que esse tratamento se torne mais acessível. Também é muito importante informar sobre o baixo custo do tratamento que é feito com esses equipamentos, como a sedação no consultório, que evita que os pacientes especiais não se dirijam aos hospitais, porque o custo se eleva muito. Eu tenho certeza que aqui em Mossoró existem centenas de pessoas com deficiências motoras, deficiências físicas e que têm dificuldade de fazer seus tratamentos pela indisponibilidade desse tipo de serviço, pelo alto custo. Então, esse tipo de procedimento a gente está trazendo especialistas para capacitar os nossos profissionais em Mossoró, no sentido de que esses tratamentos fiquem mais acessíveis às pessoas.

A estética, sem dúvida, é um grande atrativo na odontologia. Qual é a importância que ele exerce na vida das pessoas?

A estética está cada vez mais evidente, principalmente agora que as pessoas estão se livrando do uso de máscara, proteção obrigatória nos dois anos de pandemia. As pessoas estão se cobrando mais. Temos uma procura cada vez maior na parte da harmonização, através dos preenchedores faciais e do botox, e na parte de reabilitação oral, através dos implantes dentários, dos clareamentos etc. Houve nesses últimos anos, principalmente com a pandemia, uma valorização maior da estética facial. É notório pelo grande número de clínicas de estética e odontológica que abriu no país nos últimos anos com essa finalidade. As pessoas buscam ficar com um visual mais bonito, com a saúde dental melhor, mais harmonizada. Esse será um dos pontos fortes do Congresso Celebrar, aonde teremos expoentes da odontologia estética nacional.

 

O alto custo do tratamento estético ainda precisa ser resolvido para que as pessoas possam ter melhor acesso?

O custo sempre é uma barreira, não há dúvida, no entanto, os valores têm sido reduzidos à medida que a tecnologia chegou para facilitar a vida das pessoas. Temos que observar que a quantidade de pessoas que procura esse tipo de procedimento é relativamente maior hoje, o que possibilita o mercado a determinar um melhor acesso ao tratamento. Mas, sem dúvida, ainda é um valor diferenciado, no entanto, é uma coisa que tende a ficar mais acessível a médio e longo prazo.

Qual o impacto que um congresso de grande relevo, como é o caso do Celebrar, tem para a economia da cidade, a partir do fortalecimento do turismo?

Esse nicho de eventos em saúde ainda é muito tímido em Mossoró, falta mais incentivo, mais iniciativa tanto da parte privada quanto pública. Por isso, considero o Celebrar de grande relevância porque pode ser uma abertura para os outros eventos dessa magnitude. O Celebrar vai proporcionar oportunidades não apenas sob o ponto de vista do conhecimento, mas também a segmento da odontologia comercial. O congresso está atraindo pessoas de outras cidades e de outros estados, que vão ter a oportunidade de conhecer a nossa cidade, nossa cultura, os pontos turísticos etc. Os hotéis parceiros estão recebendo esses congressistas e alguns hotéis já estão praticamente lotados. Então, o Celebrar tem essa importância a mais.

 

Como o segmento odontológico está recebendo o Celebrar 2022?

A classe odontológica de Mossoró abraçou a ideia do evento, até porque não é fácil encontrar um congresso com essa magnitude em nosso estado. Veja a importância da grade científica que nós estamos trazendo para Mossoró. O Celebrar é o maior congresso de odontologia da história do Rio Grande do Norte. São quase cinquenta palestrantes vindos de diversos lugares do Brasil; as principais empresas do ramo da odontologia estarão presentes, isso reflete a força que o evento tem. Teremos empresas de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Elas não viriam aqui só para passear; as empresas estão vindo porque sabem que têm mercado. E o estudo geoeconômico que essas empresas fazem deve ter alguma razão pra justificar a presença delas no Celebrar 2022. Com certeza, a classe odontológica enxergou isso e irá ter a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos.

Tags:

Celebrar 2022
odontologia
Ney Robson
Mossoró
entrevista
Jornal de Fato

voltar