Caern explica que o serviço será feito por etapas com a interdição de trechos ao longo da Anatália de Melo Alves. Será necessário o movimento de máquinas que farão a escavação para instalar rede de esgoto. Obra terá largada nesta quarta-feira, 17
Por Edinaldo Moreno - Repórter do Jornal de Fato
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inicia hoje (17) o serviço de instalação de rede de esgoto no bairro Paredões, em Mossoró. O serviço começa pela rua Anatália de Melo Alves e seguirá para outras ruas do bairro com o prosseguimento da obra.
A Caern explica que o serviço será feito por etapas com a interdição de trechos ao longo da Anatália de Melo Alves. Será necessário o movimento de máquinas que farão a escavação para instalar rede de esgoto.
De acordo com a companhia, a obra iniciará pelo trecho de calçamento, após o galpão de uma empresa localizada na rua. Posteriormente, o trabalho seguirá para as ruas Alexandre Baraúna e Dom Pedro II, no mesmo bairro. Cerca de 200 imóveis estarão sendo beneficiados com o serviço.
Ainda segundo a companhia, no local será instalada a rede de esgoto do tipo convencional. Ela passa na frente das casas e feito o ramal de esgoto ligando à rede de grande porte até as casas. Serão instaladas caixas de esgoto nas calçadas para manutenção e os moradores não podem cobrir as mesmas para facilitar o acesso da equipe da Companhia posteriormente.
O sistema de esgotamento sanitário convencional consiste em duas etapas principais. A coleta é feita por uma rede de tubulações que conecta a fonte geradora dos esgotos domésticos (casas, prédios, edifícios comerciais) a uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), onde boa parte dos poluentes é removida da água até que sejam atingidos limites seguros para o lançamento do esgoto tratado em um rio ou lago, também chamados de corpos receptores.
LIGAÇÕES SÓ PODEM SER FEITAS APÓS CONCLUSÃO DO SERVIÇO
As ligações de dentro do imóvel, canalizando efluentes de banheiros, cozinhas e áreas de serviço, são de responsabilidade do proprietário. A Caern informará, ao concluir a obra, quando essas ligações podem ser feitas.
O serviço de esgoto é a captação e tratamento dos efluentes produzidos pelos moradores de uma cidade. Estes efluentes são captados e levados para tratamento.
ESGOTOS ATIVOS
Nos últimos seis anos, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte apontou que o número de esgotos ativos em Mossoró cresceu 22%. Em números absolutos são quase 9 mil novos domicílios com esgotamento sanitário entre 2017 e 2022.
A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte contava com 48.877 domicílios com esgotos ativos em julho deste ano. Já em julho de 2017 o número era de 40 mil imóveis com o esgotamento ativo. A Companhia destaca ainda que esse número aumentará após as atualizações que estão em curso.
Ainda conforme dados da Caern, Mossoró tem, além destes quase 49 mil domicílios com esgotos ativos, cerca de 36 mil sem atendimento pelo esgotamento sanitário. A assessoria de comunicação do órgão frisa que, neste caso, parte desses domicílios já é atendida, mas que no momento, estão passando por atualização cadastral.
Levando em conta o número de domicílios ativos, esse percentual é de 61%. Se a referência for área de cobertura, ou seja, a área por onde passam redes coletoras, esse número é maior, devendo se aproximar dos 70%.
Tags: