Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 23 Ago 2022 | redação Proex/Uern já realizou mais de 270 ações de extensão junto à população potiguar

Crédito da foto: Arquivo Campus central da Uern, em Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Por meio da extensão, que com o ensino e a pesquisa formam os pilares de sustentação de uma universidade, as instituições de ensino superior conseguem se aproximar ainda mais da comunidade onde está inserida. De acordo com um levantamento feito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a instituição já realizou 273 ações de extensão, beneficiando a população potiguar.

Tratam-se de eventos, formações, cursos, lives, atendimentos em saúde, capacitações, entre tantas ações, que vêm sendo conduzidas, orientadas ou apoiadas pela Proex em parceria com departamentos, faculdades, pró-reitorias em todos os campi da instituição.

Aulas de capoeira, iniciativas de combate às drogas nas escolas, empreendedorismo e soluções jurídicas, diálogos sobre o luto, higiene, formação social, educação musical, laboratório de comunicação, saúde mental, atuação em escolas públicas, acessibilidade, ambulatórios de saúde, festival de teatro, grupo de dança e teatro, resgate e tratamento de animais marinhos, produção de sementes, vacinação, práticas integrativas são algumas das dezenas de ações em execução.

A universidade leva às comunidades os saberes desenvolvidos em seus espaços, prestando auxílio à população do Estado. A comunidade retribui compartilhando seus conhecimentos e experiências, de forma que atuação se dá em conjunto na defesa e desenvolvimento da educação e da sociedade como um todo. Conforme explica o titular da Proex, professor Esdras Marchezan, a política de extensão na Uern vem sendo fortalecida com o passar dos anos.

“No tripé ensino, pesquisa e extensão, é a extensão que vai levar de forma mais efetiva essa experiência acadêmica, do que é feito na universidade para junto das comunidades e vice-versa, trazer também esses saberes das comunidades para dentro do espaço universitário. Ao longo dos anos, estamos ampliando o número de ações extensionistas institucionalizadas, sem falar em cursos, projetos, entre outros, que são realizados e não estão institucionalizados”, informou.

O pró-reitor aponta que a área em amplo crescimento terá como resultado a realização da primeira edição de um evento todo voltado para a extensão. Para reunir todas essas ações extensionistas, começou a ser realizado nesta segunda-feira, 22, e segue até a próxima sexta-feira, 26, o “Elo Uern: a universidade junto à comunidade”, um evento que renova a aliança entre instituição e comunidade, oportunizando vivências e partilhas com atividades presenciais e remotas, descentralizadas e inovadoras.

Realizado pela Proex, o evento surge com a proposta de envolver toda a comunidade acadêmica na discussão e exercício prático da extensão universitária junto aos públicos da comunidade que estão envolvidos com as ações, projetos e programas de extensão realizados pela Uern. A programação contará com oficinas, cursos, mesas, exposições, rodas de conversa, workshop e apresentações culturais. “Em muitas situações, a extensão universitária chega a lugares carentes de ações de educação, cultura e lazer, e realiza trabalhos que dão frutos”, avalia o pró-reitor.

A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira e contou com a apresentação artística dos atores Luciana Duarte e Anderson Silva, da Cia. A Máscara de Teatro. O encontro teve ainda a apresentação da Orquestra de Violões da Uern Ação/Projeto Esperança, coordenada pela professora Haissa Hussemânia, e do grupo Fanáticos da Química. Também foram homenageadas entidades parceiras como o Projeto Esperança e Rede Xique-Xique de Comercialização Solidária.

 

Feira das Profissões da Uern ocorre nesta terça-feira, 23

Dentro da programação do Elo Uern, acontece o VIII Salão de Extensão e a Feira de Profissões. Esta última, que é realizada nesta terça-feira, 23, trata-se de um evento de recepção aos candidatos e candidatas que fizeram a prova do Enem e estão prestes a escolher um curso de nível superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Serão apresentados os cursos, a estrutura, os projetos universitários e o que de melhor a Uern tem para os(as) estudantes universitários.

Realizada pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com departamentos acadêmicos, faculdades e direções de campi, a Feira das Profissões surgiu em 2019, presencialmente, e teve as duas edições seguintes (2020 e 2021) realizadas de forma remota, devido à pandemia da Covid-19. Nesta edição, são esperados mais de 2 mil estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte.

“Estamos voltando com o formato presencial e com uma expectativa muito boa de receber os estudantes em todos os nossos campi. A feira tem sido muito importante na orientação vocacional daqueles alunos que estão prestes a sair do ensino médio. Além disso, ela promove uma interação muito importante destes alunos com a comunidade universitária. A partir deste ano, também, conferimos à feira a abrangência multicampi, levando-a a seis municípios potiguares”, comentou o professor Esdras Marchezan.

 

Tags:

Uern
extensão
universidade

voltar