Por Edinaldo Moreno/Repórter do Jornal de Fato
O município de Mossoró realizaneste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a raiva. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibilizará 12 pontos para a imunização de cães e gatos. Os pontos vão funcionar das 7h às 17h ou enquanto durar o estoque de doses.
A campanha de vacinação antirrábica teve início em 4 de julho e se estenderá até 28 de outubro. Do total de locais destinados à vacinação de caninos e felinos, 10 são Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um na entrada do Conjunto Nova Mossoró, além do ponto fixo instalado na sede do CCZ.
As unidades de saúde que contarão com as equipes de vacinação são Cid Salém Duarte, no Abolição IV; Ildone Cavalcante, no Barrocas; Joaquim Saldanha, no Santo Antônio; Raimundo Renê Carlos Castro, no Boa Vista; Lahyre Rosado, no Sumaré; Maria Soares, no Alto de São Manoel; Aguinaldo Pereira, 1ª etapa do Vingt Rosado; Mário Lúcio de Medeiros, 3ª etapa do Vingt Rosado; Sueldo Câmara, Aeroporto; e Maria Neide, Malvinas. Os outros dois pontos são stand da Mister, na Nova Mossoró, e a sede do CCZ, à Rua Moisés da Costa Lopes, no bairro Nova Betânia.
Levar os cães e gatos para serem vacinados contra a raiva, anualmente, é a melhor forma de prevenir a transmissão da doença. A direção do Centro de Controle de Zoonoses explica as principais orientações aos tutores de animais domiciliados que se dirigem aos pontos de vacinação para imunizar o cão ou gato de estimação.
Podem ser vacinados caninos e felinos a partir dos três meses de idade. Outra orientação é que somente animais saudáveis devem ser vacinados contra a raiva. Os cães devem ser conduzidos com coleiras por pessoas maiores de idade que possam conduzir com segurança o animal, além de cães bravos ou mordedores devem utilizar sempre focinheira apropriada para evitar acidentes. Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas ou protegidos com mantas de pano com total segurança para evitar fuga durante a vacinação.
DADOS
Em pouco mais de dois meses de campanha, Mossoró passou dos 24 mil animais imunizados contra a doença. O balanço mais recente divulgado pelo CCZ mostrou que a cobertura vacinal passou de 60%. A estimativa do órgão é imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.
A vacina contra a raiva é de extrema importância para prevenir a doença causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que possui alta taxa de letalidade, se aproximando de 100% dos casos. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, que atinge mamíferos, inclusive o homem.
Ela é uma doença caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda com alta taxa de letalidade. A raiva é transmitida a partir do contato com a saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura ou lambedura desse animal.
O período de incubação do vírus é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. Já nos cães e gatos, a eliminação do vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.
Após a incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias, quando não há assistência médica. Nesse período, o paciente apresenta: Mal-estar geral; Pequeno aumento de temperatura; Anorexia; Cefaleia; Náuseas; Dor de garganta; Entorpecimento; Irritabilidade; Inquietude; Sensação de angústia; e Alterações de comportamento.
Tags: