Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comemora mais uma conquista em relação à avaliação da qualidade do ensino ofertado na instituição. Na última segunda-feira, 12, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu, a qual elevou as notas de avaliação de 10 programas de Pós-graduação da Uern.
Dos 10 programas, cinco deles conquistaram o conceito 5, que é o conceito máximo do Capes. A avaliação, feita a cada quatro anos, é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.
Os cursos de pós-graduação com nota máxima são: Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – Mestrado e Doutorado; Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – Mestrado e Doutorado; Mestrado Profissional em Ensino de Biologia; Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado; e Mestrado Profissional em Ensino de História.
Os Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais – Mestrado, de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado, de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado – POSENSINO, de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, e Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – Mestrado subiram da nota 3 para a nota 4. Os demais Programas mantiveram suas notas, sendo dois com nota 4 e oito com nota 3.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, destaca que esse resultado é bastante satisfatório e aponta que foi melhor do que o projetado para os programas. “O aprendizado que tiramos é que as estratégias utilizadas foram efetivas. Gostaria de parabenizar a todos e a todas que se dedicam à pós-graduação e acreditam no potencial da Uern”, disse a pró-reitora.
Ellany Gurgel disse ainda que esses resultados são frutos da dedicação e do emprenho da gestão. “Com certeza esses resultados são frutos da dedicação e empenho de todos e todas que desde 2008 (ano da implantação dos primeiros programas) compuseram e/ou compõem a gestão da UERN, a equipe da PROPEG, as equipes dos programas e a comunidade acadêmica da pós-graduação stricto sensu. Sabemos que implantar e consolidar programas de pós-graduação no interior do país é um desafio que só se consegue abrandar com muita união e compromisso”, declara.
A reitora Cicília Maia destaca que o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação, realizado pela CAPES, é fruto de muito trabalho e dedicação dos pesquisadores – docentes, estudantes e técnicos. “A verticalização do ensino, com incentivo à Pós-graduação, iniciou em 2008, na gestão do saudoso reitor Milton Marques de Medeiros, que implantou uma forte política de capacitação docente”, avalia.
“Com mais professores retornando com doutorado e investimentos em pesquisas, submetemos novas propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu e tivemos resultado positivo ao longo dos anos. O ex-reitor Pedro Fernandes teve papel estratégico nessa evolução, atuando ainda como Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e posteriormente como Reitor. Essa visão de futuro foi aos poucos sendo concretizada. Temos orgulho de ser uma Instituição que forma doutores e mestres no interior do Rio Grande do Norte. Atualmente, estamos com 25% dos nossos programas com conceito 5, 35% com nota 4 e 40% com nota 3. Nossos parabéns a todos e todas”, destacou.
Confira os Programas de Pós-graduação da Uern e suas respectivas avaliações:
Programas nota 5
Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado
Mestrado Profissional em Ensino de História – Mestrado
Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – Mestrado e Doutorado
Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – Mestrado e Doutorado
Programas nota 4
Programa de Pós-Graduação em Física – Mestrado e Doutorado
Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado – POSENSINO
Mestrado Profissional em Filosofia – Mestrado – PROF-FILO
Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – Mestrado.
Programas nota 3
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – POSEDUC
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Economia – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado – PPGE
Tags: