Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Mossoró abrem hoje (16) exclusivamente para o dia D de multivacinação. Serão ofertadas vacinas contra a poliomielite, Covid-19, febre amarela e multivacinação. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visa melhorar os índices vacinais, principalmente, da campanha de vacinação contra a poliomielite.
Parcial do RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação contra a pólio em todo o Rio Grande do Norte, mostra que a segunda maior cidade potiguar se encontra com 19% de crianças de 1 a menores de 5 anos imunizados contra a poliomielite.
Em números absolutos são 2.865 pessoas nesta faixa etária. Mossoró tem 15.074 crianças entre 1 a menores de 5 anos aptas a receberam o imunizante contra o agravo. A faixa de 4 anos é a que tem mais crianças vacinadas contra a doença. No total são 785. Na sequência vem a de 1 ano, com 772 vacinadas, depois a de 3 anos, com 720 imunizadas e, por fim, a de 2 anos, com 588 crianças que receberam o imunizante.
“Estamos convidando pais e responsáveis que levem suas crianças para esta mobilização. O município tem essa iniciativa para melhorar a cobertura vacinal. Teremos disponíveis vacinas contra a poliomielite, Covid-19, febre amarela, entre outras”, destacou a diretora da Atenção Primária da SMS, Katiana Aquino.
Todas as 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para a ação desta sexta-feira. “Iremos abrir todas as unidades básicas de saúde exclusivamente para essa mobilização. É importante frisar que estaremos das 7h às 11h e das 13h às 17h na zona urbana. Não teremos distribuição de fichas. As unidades da zona rural também estarão realizando esse trabalho nos pontos específicos”, lembra Katiana.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que pode levar a paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente os membros inferiores. Desde o início do século XX o Programa Nacional de Imunização e as ações de vigilância têm conseguido interromper a transmissão da poliomielite.
Porém, o abandono na vacinação de rotina tem sido preocupante, por representar o risco a que está submetida a pessoa não vacinada, pela possível falha no processo de imunização em razão de esquema vacinal incompleto.
RIO GRANDE DO NORTE
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) convocou todos os municípios potiguares para a realização do Dia D de imunização amanhã (17). O estado tem apresentado baixos índices de vacinação contra a poliomielite.
A cobertura está abaixo dos 50% em mais de 100 municípios potiguares e o percentual de vacinados no RN está em apenas 29%, mostra o RN Mais Vacina até o fechamento desta reportagem.
Uma Nota Informativa foi enviada pela Sesap aos 167 municípios do RN com a orientação de que realizem ações para intensificar a vacinação. A meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de crianças entre 1 e 5 anos. Para isso, a Secretaria vem elaborando uma série de instrumentos técnicos com algumas estratégias que podem ser efetivadas pelos municípios na perspectiva de mudar esse cenário de baixas coberturas vacinais no estado.
“É importante reafirmamos que as vacinas salvaram mais vidas do que qualquer outra inovação médica da história, e que nós precisamos intensificar as ações de vacinação na rede de atenção primária e efetivar um grande pacto coletivo, envolvendo secretarias de estado, a população e o controle social, para que possamos reverter esse cenário que é bastante preocupante”, disse a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.
A Coordenação Estadual de Imunizações alerta que os baixos índices de vacinação contra a poliomielite podem levar ao risco de reintrodução do poliovírus selvagem (PVS), além do surgimento do poliovírus derivado vacinal.
Tags: