Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 23 Set 2022 | redação Mossoró tem quase 11 mil crianças ainda não se vacinaram contra a poliomielite

Total de crianças nesta faixa etária que falta tomar a gotinha chega a 10.772. A última parcial de crianças vacinadas contra o agravo, até o fechamento desta edição, era de 4.302. O número corresponde a 28% do público-alvo estimado em 15.074 crianças

Crédito da foto: Divulgação Zé Gotinha

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Monitoramento do RN Mais Vacina mostra que Mossoró tem ainda quase 11 mil crianças de 1 a menores de 5 anos que não se vacinaram contra a poliomielite. A campanha nacional de vacinação contra a pólio e multivacinação segue até a próxima semana em todo o país.

O portal que acompanha em tempo real a vacinação em todo o Rio Grande do Norte informa que o total de crianças nesta faixa etária que falta tomar a gotinha chega a 10.772. A última parcial de crianças vacinadas contra o agravo, até o fechamento desta edição, era de 4.302. O número corresponde a 28% do público-alvo estimado em 15.074 crianças nesta faixa etária.

A faixa etária com o maior número de crianças imunizadas contra a pólio é a de 4 anos. Nela se vacinaram 1.155 crianças, As faixas etárias de 1 e 3 anos também têm mais de mil crianças que tomaram a dose da vacina. A primeira soma 1.137 e a segunda, 1.087. Somente a faixa de 2 anos tem menos de mil crianças vacinadas. São, ao todo, 923 vacinadas.

Mossoró é uma das 88 cidades potiguares com risco de reintrodução da doença, conforme o último boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que pode levar à paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente os membros inferiores. Desde o início do século XX o Programa Nacional de Imunização e as ações de vigilância têm conseguido interromper a transmissão da poliomielite.

Porém, o abandono na vacinação de rotina tem sido preocupante, por representar o risco a que está submetida a pessoa não vacinada, pela possível falha no processo de imunização em razão de esquema vacinal incompleto.

DIA D

Até por conta dessa baixa cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje (23) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município mais uma mobilização, intitulada dia D de multivacinação. As unidades estarão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Coordenador de Imunizações do município, Etevaldo Lima reforça a importância da imunização contra a pólio e convida aos pais e responsáveis para levarem seus filhos às unidades para imunizá-los contra o agravo.

“É mais um dia de mobilização municipal com intuito de reduzir essas baixas coberturas vacinais, com foco principal na poliomielite. A gente lembra que toda criança de 1 a menor de 5 anos deve ser vacinada. E reforçamos aos pais e responsáveis que compareçam nesta sexta-feira para imunizar seu filho contra a pólio. É um direito da criança. Temos quase 11 mil aqui no município que ainda não se vacinaram contra a pólio”.

Haverá também vacinação contra a Covid-19, Febre Amarela, entre outras.

RIO GRANDE DO NORTE

Ontem (22), o Rio Grande do Norte ultrapassou as 74 mil crianças vacinadas contra a poliomielite. O total de imunizadas era de 70.844, o que representava 38% das crianças vacinadas em relação ao público-alvo, estimado em 185.751.

Levantamento mais recente da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aponta estimativa de que aproximadamente 120 mil crianças pertencentes ao grupo alvo da campanha estão sem devida proteção contra a poliomielite. Até agora, apenas nove dos 167 municípios potiguares atingiram a cobertura indicada.

“Não podemos deixar que esse nível tão baixo permaneça, porque a vacina é a principal estratégia da atenção básica", comentou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

A pasta estadual informou que os municípios que atingiram a meta são: Monte das Gameleiras, Fernando Pedroza, Caiçara do Rio do Vento, Santana do Seridó, São José do Seridó, Água Nova, Francisco Dantas, José da Penha e Severiano Melo. Destas, cinco chegaram ou passaram de 100% de cobertura.

A Sesap se reuniu com representantes dos gestores municipais para traçar um novo pacto em busca de avançar no percentual de crianças potiguares vacinadas contra a poliomielite nesta reta final da campanha, que vai até o dia 30 deste mês. O encontro aconteceu na última quarta-feira (21).

A pasta estadual apresentou aos municípios, que são os entes responsáveis por operar a vacinação diretamente, algumas ações como a abertura dos postos aos sábados e/ou horários estendidos, ampliação dos locais, busca ativa de faltosos por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família e agentes comunitários de saúde, buscar parcerias com setores como escolas, igrejas, assistência social, sindicatos, etc., entre outras medidas.

"Temos proposto diversas ações e não podemos parar. É importante isso no momento em que se tenta descredibilizar a vacina. Estamos aqui para apoiar os municípios no que for possível", afirmou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Desde 2017, o Rio Grande do Norte não vem conseguindo atingir o percentual de cobertura para a pólio estipulado pelo Ministério da Saúde. Em 2021, o número foi de 69,88%; em 2020, um total de 69,7%; em 2019, atingiu 80,74%; em 2018, obteve 90,32% e chegou aos 69,52% em 2017. 

Tags:

Mossoró
RN
vacinação
poliomielite
saúde

voltar