Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que recebeu nesta terça-feira (27) uma carga de dose de CoronaVac para a vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade. De acordo com a pasta estadual, o Ministério da Saúde enviou para o território potiguar 16.160 unidades do imunizante.
No entanto, segundo a Sesap, o lote é insuficiente. A Secretaria Estadual de Saúde explicou que a carga recebida representa somente 20% do pedido de 80 mil doses que o órgão estadual fez ao ministério. Esse número, de acordo com a Sesap, é baseado na quantidade de crianças que ainda precisam ser imunizadas.
A Sesap ressalta ainda que aguarda que o Ministério da Saúde atenda ao pleito da forma mais rápido possível, com o objetivo de garantir a saúde das crianças potiguares.
DADOS
O monitoramento do RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação contra a Covid-19 em solo potiguar, mostra que o percentual de primeira e segunda doses da faixa etária de crianças de 3 e 4 anos de idade está baixo.
De acordo com a plataforma, somente 11% do público estimado nesta faixa de idade, que é de 95.214, recebeu a primeira dose, e apenas 3% completaram o esquema vacinal tomando a segunda dose da CoronaVac. Em números absolutos, 11.134 crianças de 3 a 4 anos tomaram a D1 e 3.089, a D2.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac deve ser de 28 dias. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinação de crianças em julho passado.
A covid-19 foi identificada no mundo em dezembro de 2019 e a doença adquiriu o estado de pandemia em março de 2020. O Brasil notificou o primeiro caso em 26 de fevereiro de 2020.
MOSSORÓ
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Imunizações, informou que o município de Mossoró tem em estoque um total de 2.840 doses da CoronaVac liberadas para o público a partir de 3 anos ou mais de idade.
De acordo com o coordenador de Imunizações, Etevaldo Lima, desde que o Ministério da Saúde liberou a vacinação da CoronaVac para a faixa etária de 3 a 5 anos que não houve o envio de nenhuma dose aos estados e municípios para dar sequência à vacinação deste público.
“O município ainda dispõe de um quantitativo de doses na qual é importante que a população que ainda não iniciou o esquema nessa faixa etária ou que estar no período de receber a segunda dose ou na situação de atraso deve comparecer aos nossos postos de vacinação para receber essa dose do imunizante”, disse Lima.
Etevaldo Lima destaca que a orientação é que todas as Unidades Básicas de Saúde disponham desse imunizante para atender toda a população
Tags: