Por Wesley Duarte *
Um grande público prestigiou na noite desta terça-feira (27) a estreia do espetáculo Auto da Liberdade 2022. O evento está de volta após dois anos suspenso por conta da pandemia da Covid-19. No palco montado na Estação das Artes Elizeu Ventania, mais de 90 artistas resgataram os quatro atos libertários de Mossoró. Quem acompanhou a estreia se emocionou com a história de liberdade, heroísmo e resistência do povo mossoroense.
Com direção de Leonardo Wagner, neste ano o Auto da Liberdade inova com a proposta de trabalhar os quatro elementos da natureza, enaltecendo ainda mais os atos marcantes da cidade: o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino.
A encenação encantou o público na antiga estação ferroviária de Mossoró. A psicóloga Maria Tereza ficou impressionada com o profissionalismo e dedicação dos artistas da terra. “Foi uma história bem contada, com uma arte predominante, uma fluidez, uma espontaneidade, um profissionalismo muito grande dos artistas locais. Isso foi algo que me impressionou muito aqui. Mossoró inspira cultura e quando se tem um governo que apoia, facilita muito. O artista engrandece muito a cidade”, parabenizou.
Togo Ferrário acompanhou de perto todo o espetáculo. O aposentado veio prestigiar sua filha que faz parte do elenco do Auto da Liberdade. “Maravilhoso, muito bem montado. Minha filha está no palco, é uma das bailarinas, vim prestigiar sua apresentação. O trabalho com os quatro elementos da natureza ficou muito bem bolado”, disse.
“Esse espetáculo é uma verdadeira celebração, um brinde à arte, vida, cores, música, dança e ao teatro. Nós temos um elenco brilhante em cena, nós temos um espetáculo emocionante para mostrar à cidade de Mossoró, após dois anos de afastamento, os atos marcantes da cidade”, contou Leonardo Wagner, diretor-geral do Auto da Liberdade.
Pesquisador, Geraldo Maia destacou a importância de preservar a história e cultura da cidade, passando os momentos históricos para novas gerações. “É a história viva. As pessoas além de conhecer esses quatro momentos da nossa história, vão poder ver a representação que enriquece muito mais. São quatro momentos liberatórios da nossa cidade que fazem a grandeza desse novo espetáculo. As crianças, as gerações mais novas que vêm assistir um espetáculo desse já servem de multiplicadores. Que o espetáculo continue mostrando esses momentos da nossa história para podermos nos orgulhar do nosso passado”, pontuou.
O espetáculo Auto da Liberdade estreou na terça-feira (27) e segue até quinta-feira (29), iniciando às 21h, com entrada franca. As apresentações acontecem no pátio da Estação das Artes Elizeu Ventania, localizada na avenida Rio Branco, bairro Centro.
* Secom/PMM
Tags: