Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 11h00 | 29 Set 2022 | redação Última apresentação do Auto da Liberdade acontece na Estação das Artes

Crédito da foto: Wilson Moreno / PMM Resistência ao bando de Lampião, em 1927, é um dos feitos históricos de Mossoró

A Estação das Artes Elizeu Ventania vem recebendo grande público na temporada 2022 do Auto da Liberdade, espetáculo a céu aberto que narra os atos históricos e libertários de Mossoró. Nas duas noites de apresentação, terça-feira,27, e ontem, centenas de pessoas se empolgaram com o novo formato do espetáculo e desenvoltura como a história é contada.

Nesta quinta-feira, 29, acontece a última exibição, às 20h, antecipando o feriado de 30 de Setembro, quando Mossoró celebra a abolição da escravatura. Na ocasião, o Auto abre espaço para o Cortejo da Liberdade, que ocupará o Corredor Cultural – Avenida Rio Branco.

No palco da Estação das Artes, quase 100 artistas resgatam os quatro feitos libertários de Mossoró. A direção de Leonardo Wagner promoveu inovações ao espetáculo, com a proposta de trabalhar os quatro elementos da natureza, enaltecendo ainda mais os atos marcantes como o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino.

A encenação encanta o público na antiga estação ferroviária de Mossoró. A psicóloga Maria Tereza ficou impressionada com o profissionalismo e dedicação dos artistas da terra. “Foi uma história bem contada, com uma arte predominante, uma fluidez, uma espontaneidade, um profissionalismo muito grande dos artistas locais. Isso foi algo que me impressionou muito aqui. Mossoró inspira cultura e quando se tem um governo que apoia, facilita muito. O artista engrandece muito a cidade”, parabenizou.

Togo Ferrário acompanhou de perto todo o espetáculo na noite de terça-feira. O aposentado foi prestigiar sua filha que faz parte do elenco do Auto da Liberdade. “Maravilhoso, muito bem montado. Minha filha está no palco, é uma das bailarinas, vim prestigiar sua apresentação. O trabalho com os quatro elementos da natureza ficou muito bem bolado”, disse.

“Esse espetáculo é uma verdadeira celebração, um brinde à arte, vida, cores, música, dança e ao teatro. Nós temos um elenco brilhante em cena, nós temos um espetáculo emocionante para mostrar à cidade de Mossoró, após dois anos de afastamento, os atos marcantes da cidade”, contou Leonardo Wagner, diretor-geral do Auto da Liberdade.

O pesquisador e historiador Geraldo Maia destacou a importância de preservar a história e cultura da cidade, passando os momentos históricos para novas gerações. “É a história viva. As pessoas além de conhecer esses quatro momentos da nossa história, vão poder ver a representação que enriquece muito mais. São quatro momentos liberatórios da nossa cidade que fazem a grandeza desse novo espetáculo. As crianças, as gerações mais novas que vêm assistir um espetáculo desse já servem de multiplicadores. Que o espetáculo continue mostrando esses momentos da nossa história para podermos nos orgulhar do nosso passado”, pontuou.

Tags:

Auto da Liberdade
Mossoró
cultura
liberdade

voltar