A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua montando estratégias ao longo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para sensibilizar os pais e responsáveis a levarem seus filhos a se imunizarem contra a pólio e outros agravos. A ação é direcionada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Neste final de semana a SMS abrirá quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e instalará um ponto extra de vacinação na Praça de Eventos, localizada na avenida Rio Branco, entre a Praça da Criança e Estação das Artes Elizeu Ventania, no Corredor Cultural.
A vacinação nas UBSs Cid Salem, no Abolição IV, Lahyre Rosado, no Sumaré, Chico Porto, no Aeroporto, e Raimundo Renê, no Boa Vista, ocorrerá no sábado (8), das 8h às 16h. No domingo (9), a ação ocorrerá somente na praça das 17h às 20h.
“Nós estamos montando estratégias para aqueles pais e responsáveis diante das dificuldades que alguns relatam por não terem como vaciná-los. Ao longo da semana estamos abrindo quatro unidades básicas de saúde e também instalando um ponto de vacinação na Praça de Eventos para continuar com a imunização contra a pólio”, explicou Etevaldo Lima, coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da SMS.
A cobertura vacinal contra a poliomielite no município chegou a 47%. Até a manhã desta sexta-feira (7), pouco mais de 7 mil crianças nesta faixa etária foram imunizadas contra a doença. Diretora da Atenção Básica, Katiana Aquino convoca a população a aderir à campanha.
“Estaremos com nossas equipes de saúde da Atenção Básica para fazer a imunização contra a pólio, que é aquela vacina que são só as gotinhas, No sábado vamos abrir quatro unidades de saúde e no domingo estaremos na Praça de Eventos aguardando você pai, você mãe. Aproveitem que é um domingo, dia de descanso e que estamos com nossos familiares e vamos levar para fazer aquele passeio e aproveitar para imunizar nossas crianças. Peço também que repasse essa informação de vacinação para amigos, familiares, grupos de aplicativos de conversa. Vamos ser multiplicadores dessa informação”, disse.
É importante que os pais e responsáveis levem o cartão de vacina para avaliar a situação vacinal da criança, CPF e cartão SUS.
Tags: