Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 11 Out 2022 | redação Poliomielite: cobertura vacinal em Mossoró alcança 50% do público alvo

Crédito da foto: Allan Phablo - PMM Vacina contra a pólio disponível em Mossoró

Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato

O município de Mossoró atingiu 50% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos aptas a receberem as duas gotinhas contra a poliomielite. A marca foi alcançada nesta segunda-feira (10), de acordo com o RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação em todo o Rio Grande do Norte.

Em números absolutos, a segunda maior cidade potiguar contabilizava 7.616 crianças nesta faixa etária imunizadas contra a doença. A quantidade total de pessoas foco da campanha nacional de vacinação, que foi prorrogada até o próximo dia 31, é de 15.074.

De acordo com a plataforma, três faixas etárias estão próximas de 2 mil crianças vacinadas. A faixa com o maior número de imunizados é a de 3 anos. Nela, até o encerramento desta edição, eram 1.999 vacinadas. A faixa etária de 4 anos tinha 1.971 crianças que receberam o imunizante. A faixa de 1 ano estava com 1.921 imunizados. Por fim, a de 2 anos somava 1.722 crianças.

DIA D

Hoje (11), a cidade de Mossoró realiza mais uma vez dia D na busca ativa de crianças aptas a receber a vacinação contra a pólio. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão abrir exclusivamente para realizar a imunização contra os agravos. O dia D acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O coordenador do Programa Nacional de Imunização no município (PNI), Etevaldo Lima, explicou que a campanha foi prorrogada até o final do mês de outubro. “Essa prorrogação se deu diante das baixas coberturas vacinais e o Município tem intensificado essa busca ativa das crianças que ainda não se vacinaram”.

Lima convoca os pais e responsáveis para levarem seus filhos para a imunização contra a pólio e ressalta as possíveis sequelas que uma criança pode ter se não estiver imunizada contra a doença.

“Convocamos pais e responsáveis a se fazer presente na Unidade Básica mais próxima nesta terça-feira para vacinar seu filho. Não podemos esperar até o dia 31. São apenas duas gotinhas que vão prevenir essa criança contra a paralisia infantil. A criança ao contrair essa doença pode ficar sequelada por toda a vida, dependendo de uma cadeira de roda ou restrito ao leito de uma cama”, disse.

RIO GRANDE DO NORTE

O último levantamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostra que 35 cidades potiguares atingiram a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. O número equivale a 20% dos 167 municípios.

Outras 118 cidades estão com cobertura vacinal de 94,99% a 50% e apenas 14 municípios estão com percentual abaixo de 50%, o que caracteriza risco de reintrodução da doença.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que pode levar a paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente os membros inferiores. Desde o início do século XX, o Programa Nacional de Imunização e as ações de vigilância têm conseguido interromper a transmissão da poliomielite.

Porém, o abandono na vacinação de rotina tem sido preocupante, por representar o risco a que está submetida a pessoa não vacinada, pela possível falha no processo de imunização em razão de esquema vacinal incompleto.

Tags:

Mossoró
vacina
pólio
saúde

voltar