Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 20 Out 2022 | redação Mossoró poderá ter Cavalo de Lata para substituir carroças e qualificar catadores

Crédito da foto: Reprodução 'Cavalos de Lata' já é utilizado em algumas cidades do Brasil

Jornal de Fato

O vereador Pablo Aires (PSB) protocolou nesta quarta-feira (19) junto à secretaria legislativa uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2023, o Projeto de Lei que destina 100 mil reais em recursos ao Fundo da Assistência Social, para a aquisição/construção e distribuição de Cavalos de Lata, um equipamento mecânico, destinado às famílias que sobrevivem da coleta de material reciclável.

O Cavalo de Lata é uma alternativa adotada em várias cidades brasileiras de impacto socioeconômico e ambiental, pois contribui com o crescimento da atividade de quem sobrevive da coleta de recicláveis, ofertando às famílias, um equipamento seguro e qualificado para a coleta de resíduos nas ruas da cidade e ainda incentiva o fim da exploração dos animais em carroças, abandono de animais em vias públicas e maus-tratos.

“A proposta foi inserida na pasta da ação social do município por entender e averiguar que, assim como os animais, as pessoas que vivem exclusivamente explorando esse tipo de trabalho, também estão à margem da sociedade, em condições extremas de vulnerabilidade. Portanto, ao proporcionar este tipo de programa é possível melhorar a atuação do catador, garantindo-lhes a renda familiar, contribuindo com o meio ambiente e reduzindo a exploração de animais de grande porte em carroças. Este é um projeto pioneiro, que considero um avanço na cidade de Mossoró e é um dever dos poderes públicos tomar essa iniciativa”, justifica o vereador Pablo Aires.

A proposta traz outros impactos positivos indiretos como a redução dos riscos de circulação de carroças ao trânsito, já que os animais se assustam e, muitas vezes, se descontrolam podendo causar acidentes graves. Por meio dessa iniciativa, ganham os catadores de recicláveis, ganha o cidadão mossoroense que é impactado por uma atuação ambiental e de mobilidade positiva e também os animais que deixam de ser explorados diariamente nesta atividade.

A proposta será analisada pela Câmara de vereadores junto a outras emendas apresentadas para execução do orçamento municipal 2023.

Tags:

Mossoró
reciclagem
lixo
meio ambiente

voltar