Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 22 Out 2022 | redação Percentual de vacinação contra a Poliomielite em Mossoró está abaixo de 60%, aponta Saúde

Neste sábado (22), acontece mais um dia D de vacinação contra a poliomielite em todo o Rio Grande do Norte. Em Mossoró, estão funcionando cinco Unidades Básicas de Saúde localizados em todas as regiões da cidade. Meta é vacinar 95% do público alvo

Crédito da foto: Hoje é o Dia D da multivacinação

Por Edinaldo Moreno - Repórter do Jornal de Fato

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomenda aos municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos vacinadas contra a poliomielite a ampliarem o acesso aos pontos de vacinação. Neste sábado (22), acontece mais um dia D de vacinação contra a doença e também atualização da caderneta.

A última atualização do Portal RN Mais Vacina, ferramenta que acompanha em tempo real o número de vacinados de diversos agravos em todo o território potiguar, mostrava que o Rio Grande do Norte estava com mais de 115 mil crianças imunizadas contra a poliomielite.

De acordo com o sistema, o RN contabilizava 115.438 crianças menores de 5 anos vacinadas. O número, segundo o portal, representava 62% do total de crianças aptas a receberem o imunizante.

A campanha encerra no dia 31 de outubro e a meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 95% das crianças vacinadas. O público-alvo da vacina contra a poliomielite é para crianças menores de cinco anos de idade e atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“O Programa Estadual de Imunizações permanece alertando sobre a importância e o benefício da vacinação do público-alvo das campanhas, para a manutenção da eliminação da poliomielite, uma vez que a doença permanece como uma prioridade política, nacional e internacional, e a erradicação só será possível mediante esforços globais, e pela necessidade de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e, respectivamente, melhorar as coberturas vacinais", disse a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

RANKING

No ranking dos municípios que menos vacinaram estão: Natal (36,85%), São Gonçalo do Amarante (46,58%) e São Pedro (50,58%). Já os que mais vacinaram são Severiano Melo (165,41%), Água Nova (134,57%) e José da Penha (125,8%).

A Secretaria Estadual de Saúde lembra que desde 2017 o Rio Grande do Norte não vem conseguindo atingir o percentual de cobertura para a pólio estipulado pelo Ministério da Saúde (MS).

Em 2021, o número foi de 69,88%; em 2020, um total de 69,7%; em 2019, atingiu 80,74%; em 2018, obteve 90,32% e chegou aos 69,52% em 2017.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que pode levar à paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente os membros inferiores. Desde o início do século XX, o Programa Nacional de Imunização e as ações de vigilância têm conseguido interromper a transmissão da poliomielite.

Porém, o abandono na vacinação de rotina tem sido preocupante, por representar o risco a que está submetida a pessoa não vacinada, pela possível falha no processo de imunização em razão de esquema vacinal incompleto.

 

Mossoró abre cinco UBSs neste sábado para dia D

O município de Mossoró terá cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para a mobilização que ocorre neste sábado para aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite. A imunização ocorrerá das 7h30 às 12h.

Estarão abertas as UBSs Chico Costa, no bairro Santo Antônio; Ildone Cavalcante, no Barrocas; Francisco Nazareno, no Bom Pastor; Antônio Soares Júnior, no Bom Jesus; e Duclécio de Medeiros, no bairro Teimosos. Elas vão funcionar das 7h30 às 12h.

“O município em mais uma das tentativas de sensibilizar todos os pais e responsáveis que têm crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos adere a esse dia D estadual com relação à poliomielite. Mossoró foca na questão da pólio, campanha que começou em 8 de agosto e termina no próximo dia 31. São duas gotinhas que vão prevenir a criança contra a paralisia infantil. Temos muitas crianças a serem vacinadas e poucos dias para a gente atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, explicou o coordenador do Programa Nacional de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Etevaldo Lima.

O dado mais recente da Coordenadoria de Imunizações da SMS mostra que 6.436 crianças nesta faixa etária precisam tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil. A campanha de vacinação contra a pólio prossegue até o próximo dia 31. A cobertura vacinal no município se encontra em 57%. O ideal, preconizado pelo Ministério da Saúde, é de 95%.

Na oportunidade, a Secretaria de Saúde de Mossoró também vai ofertar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para o que é permitido para cada faixa etária, como Covid-19, Influenza e febre amarela.

Tags:

Mossoró
vacinação
poliomielite
saúde

voltar